InícioNotíciasEICMA – Aprilia SR GT 400

EICMA – Aprilia SR GT 400

A Aprilia anunciou na EICMA a nova SR GT 400, uma scooter de look aventureiro para a cidade, para viajar e até para aventuras off-road.

-

Depois da SR GT 125, uma scooter urbana que atualmente está em promoção através de uma nova campanha realizada pelo importador da Aprilia em Portugal, a Officina Moto, ter conquistado o seu espaço no mercado das duas rodas na Europa, a casa de Noale surgiu no Salão de Milão EICMA reforçada com a nova variante, mais ‘encorpada’, a SR GT 400.

Esta é a grande novidade da Aprilia para 2026 que ficámos a conhecer na EICMA, uma scooter scooter de look aventureiro para a cidade, para viajar e até para aventuras off-road que procura aliar o design ao carácter da marca italiana.

O centro de design da Aprilia procurou inspiração nos modelos desportivos da marca, de forma a criar uma scooter de média cilindrada que combina uma personalidade forte, dinamismo e atenção aos detalhes que realmente têm impacto na condução da SR GT 400.

Com um ‘look’ de certa forma minimalista, a nova scooter italiana conta com a já tradicional ótica tripartida na carenagem frontal, um elemento funcional graças à sua tecnologia LED para uma iluminação que se pretende melhorada, mas também uma imagem de marca da Aprilia no que aos seus modelos diz respeito. Acima da ótica encontramos um para-brisas com sistema de ajuste em 5 posições, sendo de fixação ‘flutuante’ para uma imagem ao estilo das motos off-road.

- PUBLICIDADE -

sr gt 400

O chassis da SR GT 400 foi criado pelos engenheiros da Aprilia tendo por base os conhecimentos obtidos nos modelos mais desportivos. Isto permitirá a esta scooter de aparência aventureira garantir um comportamento dinâmico desportivo. O quadro é do tipo duplo berço, fabricado em aço de elevada resistência.

A Aprilia estudou e ‘brincou’ com o posicionamento dos tubos de reforço de forma a otimizar a rigidez estrutural, de forma a, de acordo com a marca, otimizar a precisão da direção, no que o condutor sente, mas também em maximizar a estabilidade. Um ponto importante a destacar no chassis da SR GT 400 é o facto de utilizar um ângulo da coluna de direção mais reduzido, o que reduz também o trail. Isto tem como resultado prático um aumento da manobrabilidade e agilidade.

Pese embora seja uma scooter, a Aprilia pretende que a SR GT 400 usufrua de componentes que são habitualmente encontrados em motos.

A forquilha dianteira invertida conta com bainhas de 41 mm fixadas por mesas de direção. Esta forquilha dá à roda dianteira um curso máximo de 120 mm, tendo uma afinação que procura aliar a capacidade necessária para gerir os movimentos mais exagerados em condução desportiva com a gestão dos impactos provocados pela irregularidade do piso, mesmo em off-road.

sr gt 400

- PUBLICIDADE -

No eixo traseiro encontramos um conjunto de amortecedores a gás com reservatório externo, com os mesmos 120 mm de curso, mas que são ajustáveis em pré-carga.

Equipada com disco de 300 mm à frente, disco de 240 mm atrás, com sistema de ABS de dois canais e ajustável graças a dois mapas de funcionamento, a SR GT 400 conta com jantes de liga leve, sendo de realçar que tudo isto somado resulta num peso a cheio de 186 kg.

E para movimentar este peso a Aprilia recorre ao motor 400 HPE Euro5+ proveniente do Grupo Piaggio. Este motor monocilíndrico refrigerado por líquido consegue debitar uma potência máxima de 36 cv às 7.500 rpm e um binário máximo de 37,7 Nm às 5.700 rpm. No seu interior encontramos componentes como biela e pistão de peso otimizado, em alumínio, de forma a reduzir as forças de inércia, as vibrações e o conforto em condução, particularmente dotando a SR GT 400 de maior suavidade a velocidades cruzeiro.

Este motor 400 HPE conta também com o patenteado sistema PCV – Positive Crankcase Ventilation, beneficiando ainda de um sistema de admissão específico e parâmetros de abertura das válvulas exclusivos para a SR GT 400.

A tampa do variador da transmissão CVT foi concebida de forma a reduzir a temperatura graças a um desenho específico, o que resulta numa temperatura mais baixa da correia de transmissão.

sr gt 400

Do ponto de vista da eletrónica a SR GT 400 conta com controlo de tração que pode ser ajustado em dois níveis de intervenção, podendo ainda ser desligado.

Os parâmetros são ajustados através do painel de instrumentos de 5 polegadas, um TFT a cores, sendo que opcionalmente o proprietário poderá adquirir a plataforma multimédia MIA que desbloqueia a conexão com o smartphone.

A SR GT 400 vai chegar em 2026 aos concessionários da Aprilia em Portugal nas seguintes opções de cor:

– Rugged Black
– Boulder Grey
– Dusty Grey

- PUBLICIDADE -

Existirá ainda uma variante especial denominada SR GT 400 Rally Replica, que replica as cores usadas na Tuareg Rally vencedora do Africa Eco Race. Neste caso a scooter adota uma imagem totalmente escurecida das carenagens, com acabamento mate, grafismos de competição, forquilha dourada e amortecedores com mola vermelha. Tem ainda um assento dedicado e a plataforma multimédia MIA faz parte do equipamento de série da SR GT 400 Rally Replica.

Aguardamos agora que a Aprilia Portugal confirme a data de chegada desta novidade a Portugal, bem como qual será o preço quer da versão base, quer da versão Rally Replica.

Galeria de fotos Aprilia SR GT 400

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. E siga-nos no Canal Oficial da Revista Motojornal no WhatsApp para receber todas as notícias atualizadas diretamente no seu telemóvel de forma ainda mais prática!

- PUBLICIDADE -