A BMW apresentou no Salão de Milão EICMA uma nova adição à sua gama GS. Trata-se da F 450 GS, uma moto de aventura para os detentores da carta A2. O modelo tinha sido mostrado no ano passado ainda como protótipo e chega agora na sua versão definitiva.
Desta forma, a marca de Munique consegue colocar à disposição dos motociclistas menos experientes, ou daqueles mais experientes que procuram por uma Adventure mais acessível, uma opção competitiva e com argumentos que certamente vão tornar a F 450 GS numa moto a ter em conta.
“Com a nova BMW F 450 GS, a BMW Motorrad apresenta uma genuína GS na classe A2. Encarna a essência de uma GS: subir para a moto, acelerar e divertir-se, com total controlo e confiança máxima. O seu baixo peso, desempenho superior e equilíbrio perfeito entre agilidade e estabilidade garantem uma condução intuitiva e envolvente”, diz Markus Flasch, CEO BMW Motorrad, sobre o novo modelo da marca alemã.
Esta mini GS está equipada com um motor de dois cilindros paralelos de 420 cc, DOHC e quatro válvulas por cilindro que oferece 48 cv de potência às 8750 rpm.

ERC + Shift Assistant Pro
Na transmissão, a versão GS Trophy da F 450 GS está equipada com a tecnologia Easy Ride Clutch (ERC), que será opcional nas outras versões. A ERC é uma embraiagem centrífuga acoplada à caixa de seis velocidades que, em combinação com o Shift Assistant Pro, elimina por completo a necessidade de acionar manualmente a embraiagem, mesmo para parar e arrancar.
A F 450 GS segue a estética das suas irmãs maiores, incluindo o farol LED dianteiro com o formato de um X.
Está ainda equipada com modos de condução Rain, Road e Enduro e ainda o opcional Enduro Pro. O conjunto de ajudas eletrónicas à condução incluem ainda o ABS Pro, Dynamic Brake Control (DBC), Dynamic Traction Control (DTC) e “engine drag torque control” (MSR).
BMW F 450 GS – A ciclística
O bicilíndrico está montado num quadro tubular como elemento autoportante. Conta com suspensões KYB, uma forquilha invertida com bainhas de Ø43 mm, ajustável em compressão e extensão. O amortecedor traseiro é ajustável na pré-carga da mola e extensão.
A jante de 19″ na dianteira combina com um disco de travagem de Ø310 mm e pinça monobloco de quatro êmbolos, enquanto na traseira está instalada uma jante 17″ e disco de Ø240 mm e pinça de um êmbolo. O sistema de travagem é fornecido pela Brembo.
A iluminação é LED, enquanto os punhos aquecidos são de origem em algumas versões. Está ainda equipada com um TFT de 6,5 polegadas com conectividade e uma tomada USB-C.
A F 450 GS dá uso a um depósito de combustível com 14 litros de capacidade, com a BMW Motorrad a anunciar um peso em ordem de marcha de 178 kg, o que será um valor bastante apetecível para motociclistas que queiram explorar os caminhos fora de estrada.
O assento está posicionado a 845 mm do solo. Mas a ergonomia da F 450 GS é muito personalizável, com assento mais alto (865 mm) e outro mais baixo (830 mm) a estarem incluídos na lista de opcionais, com apoios diferentes para o guiador e manetes e pedal de travão traseiro ajustáveis.
A lista de acessórios inclui também para-brisas mais altos, variadas proteções, sacos, malas laterais e top cases.
Quatro versões
A F450 GS estará disponível em quatro versões que diferem no equipamento:
• versão base, em Cosmic Black;
• Exclusive – com Riding Modes Pro, Shift Assistant Pro, punhos aquecidos e proteção inferior;
• Sport – em Racing Red, com suspensão desportiva ajustável;
• Trophy – em Racing Blue Metallic, com Easy Ride Clutch, proteção em alumínio e para-brisas Rally fumado.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. E siga-nos no Canal Oficial da Revista Motojornal no WhatsApp para receber todas as notícias atualizadas diretamente no seu telemóvel de forma ainda mais prática!