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EICMA – Honda CB1000GT

A crossover Honda CB1000GT foi revelada oficialmente no Salão de Milão EICMA. Aqui ficam todos os detalhes desta novidade japonesa.

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Já no passado dia 21 de outubro tínhamos aqui partilhado consigo os primeiros detalhes e fotos daquela que hoje, dia 4 de novembro, se tornou oficialmente como uma das grandes novidades da Honda para o próximo ano. No Salão de Milão EICMA a marca japonesa revelou os detalhes da nova CB1000GT.

Esta é uma crossover ao melhor estilo sport touring, que dá uso à plataforma CB1000 que vimos estrear na Hornet, adicionando-lhe inúmeros componentes que tornam a CB1000GT numa ‘papa-léguas’ de alto calibre.

Com potência e binário suaves e fáceis de explorar como vimos na Hornet – leia aqui o teste a este modelo , a GT também ostenta uma aerodinâmica funcional e de estilo marcante, bem como suspensões Showa EERA (Electronically Equipped Ride Adjustment), um pacote eletrónico específico e equipamento que podemos considerar como sendo de nível premium.

Concebida para ser incrivelmente eficaz em estradas sinuosas, a CB1000GT combina esse lado mais desportivo com o conforto que é obrigatório para o levar a qualquer lugar no Mundo, sem qualquer esforço.

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Produto da colaboração entre os estúdios de design da Honda em Itália e no Japão, a CB1000GT é composta por superfícies profundamente recortadas, reforçando um carácter de condução agressivo liderado pelos faróis duplos.

Ao posicionar as tampas por cima do chassis, começando pelas extremidades integradas na carenagem dianteira, a perceção que é passada para quem vê a GT é de um centro de gravidade elevado.

Graças à utilização da Dinâmica de Fluidos Computacional (CFD), a carenagem frontal foi desenhada de forma a garantir a máxima proteção contra o vento, mantendo as caraterísticas de maneabilidade neutras, em todas as situações de inclinação/rotação/guinada.

O para brisas de série oferece cinco posições de altura sendo possível ajustar a altura apenas com uma só mão. A altura pode ser ajustada num total de 81 mm. As malas laterais de série (37 litros à esquerda e 28 litros à direita) oferecem capacidade de transporte de bagagem, enquanto os punhos aquecidos, também de série, garantem conforto quando chove ou a temperatura ambiente baixa em demasia.

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Refira-se que o para-brisas da CB1000GT é fabricado em Durabio, o novo material ecológico que a Honda estreou nas Forza 750 e X-ADV de última geração. Uma biomassa de origem vegetal. E do ponto de vista dos materiais ecológicos, destaque ainda para as placas de base dos assentos dianteiro e traseiro que utilizam PP (polipropileno) reciclado pré-consumo.

Para maior comodidade, o sistema Honda Smart Key aciona a ignição, localizada no guiador e contém uma chave interior tipo canivete para abrir a tampa do combustível/assento. O descanso central, para maior facilidade de manutenção da corrente, é também equipamento de série.

Na ciclística, a Honda decidiu procurar alterar o chassis para o adaptar às necessidades de uma sport touring como é a GT, sem, no entanto, alterar em demasia as características da plataforma Hornet de forma a não perder as suas capacidades dinâmicas.

Podemos destacar nesta moto o novo subquadro reforçado, o braço oscilante que aumenta em comprimento dos 619 para os 635 mm para otimizar a estabilidade com a moto carregada com passageiros e bagagem, e um suporte de amortecedor traseiro redesenhado para reduzir as vibrações.

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O ângulo da coluna de direção e o eixo de arraste estão fixados em 25,0° e 106,3 mm, respetivamente, para uma distância entre eixos de 1465 mm (comparado com 25°/98 mm/1455 mm da Hornet).

A altura ao solo é de 133 mm, mais 3 mm que a Hornet. A distribuição do peso é de 51/49 (em oposição a 51,2/48,8 da Hornet) e contribui em conjunto com a posição de condução para uma sensação de leveza da direção. Destaque para o peso em ordem de marcha que é de 229 kg.

A pensar no conforto em condução, a Honda introduz na CB1000GT um novo assento. A espessura do assento aumentou (em comparação com a Hornet) em 15 mm para o condutor e 39,5 mm para o passageiro, sendo que o condutor fica sentado a 825 mm de altura do solo. Nota ainda para a definição de uma postura mais descontraída em comparação com a naked, já que a CB1000GT inclui poisa-pés e guiador em posições específicas.

A suspensão eletrónica Showa EERA é equipamento de série na CB1000GT e funciona dando respostas ideais de amortecimento de compressão/extensão numa vasta gama de condições, de acordo com as parametrizações definidas pela Honda para cada tipo de condições recorrendo à plataforma de medição de inércia (IMU) de 6 eixos da Nippon Seiki.

O sistema fornece automaticamente a força de amortecimento ideal em relação à velocidade do curso. Este sistema ajusta o nível de amortecimento com base em informações de três fontes: velocidade (informada pela ECU), postura e atitude da moto (informadas pela IMU) e comportamento da forquilha (informação vinda do sensor de curso).

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A Unidade de Controlo da Suspensão (SCU) corrige então o comportamento da suspensão em apenas 15 milissegundos (0,015 segundos) após a realização destes cálculos. A flexibilidade e rapidez de reposta do sistema significa que o ajuste do amortecimento pode ser programado para mudar à medida que a velocidade do veículo se altera. Por exemplo, isto permite um amortecimento mais firme a velocidades mais elevadas.

Outra das características especiais desta suspensão Showa EERA é que também reduz o afundar excessivo da frente nas travagens fortes. Em comparação com a Hornet, o curso também aumentou para 130 mm à frente e 144 mm atrás (antes, 130 e 140 mm). Um detalhe que será bem-vindo por todos os motociclistas que quiserem explorar as capacidades dinâmicas da CB1000GT de uma forma mais agressiva.

Como seria expectável, a Honda disponibiliza quatro modos de suspensão pré-definidos:

– O modo STD é o equivalente à suspensão Showa standard, para um comportamento ágil numa vasta gama de situações.
– O modo SPORT dá uma condução mais agressiva com a suspensão mais estável.
– A definição RAIN suaviza a reação do amortecimento para suavizar e abrandar a resposta das suspensões em condições de chuva.
– A definição TOUR oferece a máxima travagem e estabilidade em curva e o amortecimento mais firme para velocidades elevadas e viagens a dois, com carga completa.

Existe ainda a definição USER, que neste caso permite ao condutor fazer uma escolha pessoal das regulações do amortecimento e da pré-carga. As suspensões Showa EERA também permitem regular a pré-carga da mola atrás com precisão, em 24 passos, mesmo com a moto em movimento. A forquilha dianteira invertida de 41 mm tem afinação manual da pré-carga.

Tal como referimos, a CB1000GT dá uso à plataforma estreada com a mais recente geração da CB1000 Hornet. Isto significa também a partilha do motor.

O motor tetracilíndrico em linha DOHC de 1000 cc, derivado da unidade motriz usada na Fireblade de 2017, recebe configurações PGM-FI e acelerador eletrónico personalizadas para a sua aplicação nesta versão GT. Mantendo as suas performances a longas distâncias, estas alterações, de acordo com a Honda, visam produzir uma entrega de potência suave na abertura inicial do acelerador, reduzindo assim a fadiga do condutor e do passageiro nas tiradas mais longas.

A GT possui uma potência máxima de 110,1 kW (150 cv) às 11.000 rpm e 102 Nm de binário às 8.750 rpm. Os engenheiros da Honda investiram tempo e esforço para garantir uma entrega de potência linear, com uma curva de binário mais contundente nos médios regimes, com performances que sejam utilizáveis facilmente em toda a gama de rotação.

No caso desta CB1000GT encontramos as relações de 2ª a 5ª otimizadas tendo em vista as acelerações. Já a 6ª relação está definida para oferecer uma condução descontraída em autoestrada. A embraiagem assistida/deslizante permite ao condutor usufruir de uma manete mais leve de acionar, reduzindo a fadiga e controlando o saltitar da roda traseira nas reduções mais bruscas.

Neste particular, a Honda instala, de série, o sistema quickshifter bidirecional.

Graças ao acelerador eletrónico o condutor da CB1000GT vai poder optar por diversos parâmetros eletrónicos. A Honda disponibiliza nesta novidade quatro modos predefinidos com combinações já escolhidas de potência (EP), efeito travão-motor (EB) e sistema de tração variável HSTC, para além de uma opção USER que será definida pelo utilizador e que permite escolher a sua própria combinação de parâmetros.

Por último, e sem esquecer a enorme diversidade de acessórios oficiais disponíveis individualmente ou em packs específicos, a CB1000GT conta com mais recente ecrã TFT de cinco polegadas e colagem ótica da Honda, um painel de instrumentos que oferece uma utilização intuitiva e de grande nitidez, mesmo debaixo de luz intensa e brilhante, para além de conetividade com smartphones: basta que o smartphone tenha a aplicação Honda RoadSync instalada. O sistema controla-se por meio do interrutor do guiador esquerdo.

Aguardamos que a Honda Portugal Motos nos confirme oficialmente quando é que a nova CB1000GT chega a Portugal, bem como qual será o seu preço no nosso País.

Galeria de fotos Honda CB1000GT

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