Em meados de setembro demos aqui na Revista Motojornal a notícia que confirmava a chegada, para breve, da primeira moto elétrica grande fabricada pela Honda. A WN7, que anteriormente tinha sido vista em formato concept com a designação EV Fun, foi anunciada e algumas das suas características técnicas foram reveladas.
Porém, a grande maioria das informações técnicas desta moto elétrica foram guardadas para o dia de abertura do Salão de Milão EICMA, com a marca japonesa a finalmente revelar todos os ‘segredos’ que tornam a WN7 numa moto tão importante para o maior fabricante mundial de motos.
Olhando para o futuro, a Honda está a esforçar-se para atingir a neutralidade carbónica em todos os seus produtos até à década de 2040. Na Europa, a EM1 e: e a CUV e: são scooters urbanas elétricas que utilizam a tecnologia de baterias removíveis, o Honda Mobile Power Pack e:, e agora, com este novo modelo para 2026, a WN7 será mais um passo rumo ao objetivo da neutralidade carbónica como a primeira moto elétrica da Honda de maior porte.
“Ride the wind (Ande ao vento). Listen to nature (Ouça a natureza). Feel the earth (Sinta a Terra)”! Estes são os conceitos abrangentes que guiaram o desenvolvimento da WN7 (Wind Naked 7). Assim, não há combustível nem emissões de escape, o ruído é mínimo, não há cheiros, o calor é menor e a moto elétrica torna-se mais limpa em todos os sentidos.

O 7 da sigla Wind Naked 7 é onde a moto se posiciona com uma potência de rotação de 18 kW (11 kW para a versão A1) na escala de definição de classe de 0 a 9 da Honda.
O modelo tem uma autonomia potencial de 140 km (153 km para a versão de 11 kW) (em modo WMTC) e produz 50 kW de potência máxima e 100 Nm de binário. Esta moto elétrica pode ser carregada em casa ou utilizando a rede pública de carregadores, sendo possível carregar até 80 % da carga em apenas 30 minutos.
Com uma potência nominal de 9.3 kWh, o conjunto de baterias alimenta um motor arrefecido a líquido com unidade de acionamento de energia (PDU) integrada. A transmissão final é feita por correia.
O quadro de alumínio de estrutura única utiliza a unidade de bateria como membro de reforço da estrutura, sem tubo principal a ligar a frente e a traseira, e combina com uma forquilha invertida Showa USD com bainhas de 43 mm e um braço oscilante Pro-Arm cantilever de alumínio.
Os travões são da Nissin, com pinças de dois pistões à frente, que ‘mordem’ discos de 296 mm e uma pinça de êmbolo único atrás, que atua sobre um disco único de 256 mm. A gestão dos travões é cortesia de um sistema ABS de duplo canal ligado a uma unidade IMU, que facilita o ABS em curva.
A Honda WN7 disponibiliza quatro modos de condução: STANDARD, SPORT, RAIN e ECON, além de 0 a 3 níveis de potência de desaceleração à escolha. O modo Walking de marcha-à-frente/marcha-atrás também é de série, assim como o controlo de tração variável da Honda (o sistema HSTC) e um assistente de limite de velocidade selecionável (SSLA), à escolha do condutor.
O ecrã TFT de 5 polegadas conta com conectividade para smartphones com Honda RoadSync, para além de uma porta de carregamento USB-C, enquanto os faróis duplos de projetores equipados com luzes diurnas de condução (DRL) oferecem iluminação totalmente de LED.

A Honda WN7 em detalhe
Esta moto elétrica cumpre a distância de 0-50 m em apenas em 3,9 s — o mesmo que uma CB500 Hornet — mas de 0-100 km/h faz-se em apenas 4,6 s, o que é menos do que a CB500 Hornet. A velocidade máxima do modelo de 18 kW de potência é de 129 km/h, com 127 km/h disponíveis como máximo contínuo.
Montado abaixo do ponto pivot do braço oscilante, para baixar o centro de gravidade e auxiliar na maneabilidade, o motor tem uma potência máxima definida em 50 kW, com uma potência rotacional constante certificada pela UNECE de 18 kW.
É arrefecido por líquido para uma performance estável, este motor integra uma unidade PDU de forma inteligente para reduzir o peso e as perdas de energia. Garante ainda um binário de até 100 Nm e uma velocidade máxima de rotação de 4500 rpm. E a Honda irá disponibilizar uma variante de 11 kW para cumprir com os requisitos da carta A1.
Carregar a bateria será fácil, independentemente da situação ou do local.
Utilizando um carregador CA de 230 V, que se liga a uma tomada doméstica normal, o tempo de carga é de aproximadamente 5,5 horas, de zero a totalmente carregado. Um carregador residencial dedicado de 6 kVA montado na parede pode carregar a moto em apenas 2,4 horas.
No entanto, o paradigma de mudança para uma WN7, é a sua compatibilidade com o carregamento rápido CCS2 utilizado no mundo automóvel, permitindo ao condutor tirar partido da infraestrutura de carregamento para os automóveis e dos tempos de carregamento mais rápidos que estes oferecem. Na prática, isto significa que a Honda WN7 pode ser recarregada de 20 % a 80 % em apenas 30 minutos, o que corresponde a uma autonomia de 89 km (96 km para a versão compatível com carta A1 de 11 kW).

Do ponto de vista da estrutura que suporta todo o conjunto, e para além das baterias que funcionam como elemento estrutural de reforço, destacamos alguns detalhes mais técnicos.
O ângulo da coluna da direção é de 25° e o eixo de arraste (trail) é de 99 mm, para uma distância entre eixos de 1480 mm. A WN7 é uma moto concebida para todos, desde os principiantes até aos que desejam conduzir e desfrutar, por isso as suas dimensões contribuem para a facilidade de utilização.
A altura do assento é de 800 mm, mas o alcance ao solo é facilitado por uma secção intermédia mais fina, com apenas 260 mm de largura. Também se compara à Hornet noutras áreas: o comprimento total é de 2156 mm, a altura é de 1085 mm e o ângulo da direção é de 35°, com um raio de viragem de 2,8 m (em relação a 2093 mm, 1084 mm, 35° e 2,7 m da Hornet). O peso em ordem de marcha é de 217 kg.
Aqueles motociclistas que desejem garantir desde já que são dos primeiros a receber uma WN7, podem já clicar aqui no site da Honda específico para iniciar o processo de pré-encomenda. As motos estão previstas para chegar a Portugal durante o primeiro trimestre de 2026. O preço confirmado para o nosso País é de 15.000€.
Galeria de fotos Honda WN7
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