Será, sem dúvida, uma das maiores estrelas do Salão de Milão EICMA no que a novidades da Kawasaki diz respeito. O certame italiano que abre amanhã portas à imprensa, 4 de novembro, sendo que o público em geral terá oportunidade de ver as novidades a partir de 6 de novembro, vai ser o cenário para a revelação oficial da nova geração da Ninja ZX-10R e Ninja ZX-10RR.
A casa de Akashi tem na sua superdesportiva um ícone não apenas da sua gama, mas também do mundo das duas rodas. A Ninja ZX-10R é uma moto nascida para dominar nas pistas, sendo que a Kawasaki introduz neste modelo, tal como na sua variante especial de homologação Ninja ZX-10RR, diversas modificações.
Tendo já conquistado 7 títulos de pilotos no Mundial Superbike – 1 com Tom Sykes e 6 títulos com Jonathan Rea – a Ninja ZX-10R tornou-se num ícone para os motociclistas mais adeptos das motos destinadas a disponibilizar a sua performance total em ambiente extremo como é um circuito.
Das pistas para a estrada, muita da tecnologia e soluções técnicas que a Kawasaki desenvolve na competição acabam por ser aplicadas à moto de produção em série, que para 2026 vai apresentar diversos argumentos reforçados para enfrentar a muita concorrência neste segmento.

A maior novidade que podemos destacar na nova Ninja ZX-10R e Ninja ZX-10RR é a utilização de um novíssimo pacote aerodinâmico.
Agora com as cada vez mais ‘normais’ asas dianteiras bem salientes, em vez das passagens aerodinâmicas integradas na carenagem frontal da geração anterior, a Ninja será mais eficiente do ponto de vista aerodinâmico. E isso vai traduzir-se em tempos por volta mais rápidos do que nunca!
De acordo com a Kawasaki, o novo pacote aerodinâmico com asas maiores permitiu obter um aumento de cerca de 25% da força descendente com efeito no eixo dianteiro.
O redesenhar das asas e novo posicionamento das mesmas levou também ao redesenhar e reposicionamento da entrada frontal de ar. Continua a ser em posição central, mas agora o “Ram Air” tem uma abertura maior e em posição mais destacada. Tudo isto integrado numa carenagem toda ela redefinida em dimensões e imagem, com particular destaque para o conjunto de óticas maiores e menos ‘escondidas’ como acontecia na geração anterior.
Refira-se que graças a estas novas óticas a Kawasaki consegue agora tornar a ZX-10R numa moto mais aproximada visualmente aos restantes modelos Ninja que integram a gama 2026 da marca japonesa.

No motor, a Kawasaki introduz um segundo sensor de oxigénio. Isto permite homologar o quatro cilindros em linha de Akashi de acordo com a norma Euro5+. Por outro lado, a performance mantém-se inalterada.
Ainda assim, a marca refere que nesta evolução do tetracilíndrico foi dada prioridade à resposta e entrega de potência em todas as fases da curva, o que indica que foram criados novos parâmetros de injeção, entre outros detalhes, de forma a que a nova Ninja ZX-10R consiga ser mais eficaz em inclinação.
Na ciclística continuamos a encontrar nesta superdesportiva um conjunto de suspensões da Showa que beneficiam da tecnologia BFF na dianteira e BFRC Lite na traseira, com novas afinações derivadas daquilo que é utilizado pelos pilotos da Kawasaki em pista. Estas novas afinações procuram dar ao condutor da Ninja ZX-10R um maior conforto e precisão em situações limite, mais precisamente nos momentos de transferência de peso dianteira/traseira em aceleração.
A geometria do quadro e braço oscilante foi também revista de forma a adaptar o comportamento do chassis às novas asas aerodinâmicas, de forma a maximizar a tração. Na travagem destacamos as pinças monobloco Brembo M50, uma opção que difere claramente de outras rivais que usam as Stylema ou ainda as mais modernas Hypure, e que mordem discos de 330 mm.

Outra novidade que será bem-vinda por parte dos motociclistas mais apaixonados pela tecnologia, é a introdução do novo painel de instrumentos TFT de 5 polegadas, maior dimensão, que pode ser conectado ao smartphone do utilizador através da aplicação Rideology The App Motorcycle. Esta novidade permite comandos por voz e uso de navegação curva-a-curva.
Na lista de equipamento de série das duas Ninja encontramos ainda o amortecedor de direção da Öhlins, ajustável.
Para aqueles motociclistas que procuram por uma superdesportiva ainda mais especial, então a Kawasaki disponibiliza a Ninja ZX-10RR. Esta variante é, na verdade, a base de homologação da moto do Mundial Superbike. Esta moto recorre a bielas e pistões Pankl, tubos de travão em malha de aço.
Por último, mas não menos importante, a Kawasaki aplica nestas motos a sua mais recente evolução do pacote eletrónico de opções e ajudas à condução:
> KCMF – Cornering Management Function
> S-KTRC – Sport Traction Control
> KLCM – Launch Control
> KIBS – Integrated Braking
> Kawasaki Engine Brake Control
> Power Modes
> KQS – Quick Shifter
> Integrated Riding Modes
> Electronic Cruise Control
Por último, estas são as cores em que cada variante vai estar disponível em Portugal, através do importador Grupo Multimoto:
Ninja ZX-10R
Lime Green / Blue 24
Metallic Matte Graphenesteel Gray / Metallic Spark Black / Lime Green
Ninja ZX-10RR
Lime Green
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