A nova MV Agusta Brutale Serie Oro é mais uma das muitas motos que vamos poder ver em primeira mão no Salão de Milão EICMA, certame que começa amanhã para a imprensa e com o público em geral a ter de aguardar mais dois dias, 6 de novembro, para poder ver e tocar nas novidades do próximo ano.
Aproveitando o momento em que se reinventa e aplica uma nova filosofia denominada ‘Além da performance’, a marca italiana, novamente sob o domínio de Timur Sardarov depois de um curto período em que integrou o grupo KTM, apresenta mais uma moto que será o sonho de qualquer colecionador de motos e fã da marca de Varese.
A nova Brutale Serie Oro, que terá uma produção total de apenas 300 unidades para todo o Mundo, assenta em quatro pilares: design, performance, condução e fiabilidade.
Esta mais recente geração da icónica Brutale procura colocar nas estradas de todo o Mundo uma moto que garante uma experiência de condução única, com uma especial atenção a todos os detalhes que fazem das motos fabricadas pela MV Agusta motos tão especiais para tantos motociclistas que sonham em poder possuir e conduzir motos que são consideradas ‘obras de arte’ em duas rodas.

No coração e como ponto fundamental desta nova Brutale Serie Oro encontramos o novo motor 950 Evo, uma evolução da plataforma que já era utilizada na Enduro Veloce – veja aqui o nosso teste a esta trail . Neste caso, a MV Agusta dotou esta unidade motriz de mais performance, com mais binário e potência, mas também procurou tornar esta performance mais acessível.
O motor tricilíndrico de 931 cc conta com cambota contrarrotante, uma solução derivada do MotoGP e motos de competição, as cabeças dos cilindros foram completamente redesenhadas nesta versão Evo, o sistema de refrigeração otimizado para garantir maior capacidade de controlo da temperatura, novas válvulas de maior diâmetro em aço, admissão e escape redesenhados, ou ainda câmara de combustão redesenhada de forma a garantir maior estabilidade da combustão.
As árvores de cames têm novos perfis, a injeção tem novos parâmetros eletrónicos, e tudo isto resulta numa potência de 148 cv às 11.200 rpm e um binário máximo de 107 Nm, que fica 85% disponível logo a partir das 3.500 rpm.
A gama de rotações máximas é também alargada. Uma situação que apenas é possível nesta Brutale Serie Oro graças aos componentes internos redesenhados, como são as bielas ou pistões, bem como uma junta da cabeça mais resistente às pressões elevadas provenientes da combustão. Esta maior amplitude de rotações permite que o motor 950 Evo da Brutale Serie Oro não obrigue o condutor a realizar tantas trocas de caixa.

Outras novidades são a instalação de uma renovada embraiagem deslizante e assistida, bem como novos injetores controlados por um acelerador totalmente eletrónico, que atua sobre um conjunto de corpos de acelerador de 50 mm.
Outra novidade absoluta nesta Brutale Serie Oro é a estreia do novo quadro tubular que adota uma arquitetura tipo treliça, fabricado em aço. Este novo quadro foi concebido de forma a dotar esta naked desportiva de maior rigidez torsional, sendo mais leve, mas também permitindo alterar a geometria do chassis italiano ao criar uma distância entre eixos maior, com clara influência no comportamento dinâmico e estabilidade.
O braço oscilante foi alongado em comparação com a anterior Brutale, de forma a permitir aproveitar a potência disponibilizada pelo motor ao garantir mais tração mecânica.
Tudo isto culminado com um triângulo poisa-pés/guiador/assento que foi redefinido, graças ao uso de um guiador com um novo formato e os poisa-pés reposicionados. A MV Agusta garante que esta naked oferece agora uma posição de condução mais natural e descontraída, sem deixar de lado o seu lado mais desportivo e dinâmico.

O guiador foi elevado e é também mais largo, o assento forrado a Alcantara foi redesenhado para ser mais largo (20 mm) na sua zona frontal, mas ainda 40 mm mais comprido e largo na parte traseira de forma a garantir maior apoio e conforto.
Por sua vez, os poisa-pés estão agora fixos mais atrás e mais acima, criando maior distância livre ao solo em inclinação. E temos ainda de referir o redesenhar das laterais do depósito de combustível que permitem agora que o condutor apoie mais facilmente as pernas em momentos de condução dinâmica.
Como seria expectável numa moto deste calibre, a MV Agusta não deixa nada ao acaso no que à qualidade dos componentes selecionados para serem usados na nova Brutale Serie Oro.
Isso fica patente na escolha das pinças Brembo Hypure que são acionadas por uma nova bomba radial de 17 mm, discos de 320 mm de diâmetro, suspensões Öhlins com destaque para a forquilha NIX30 com bainhas de 43 mm e amortecedor traseiro TTX36, em ambos os casos com total possibilidade de afinação de pré-carga, compressão e extensão. Os pneus escolhidos para cobrir as esbeltas jantes de 17’’ são os Pirelli Diablo Rosso IV.
As jantes são forjadas de forma a reduzir a inércia, enquanto o sistema de escape em titânio, desenvolvido em exclusivo pela Termignoni, não apenas ajuda a otimizar a performance como também contribui para a redução do peso do conjunto. Por falar na redução de peso, a Brutale Serie Oro conta com elementos específicos para ajudar nessa missão: elementos em fibra de carbono e bateria de lítio mais leve.

Nesta moto especial de produção limitada encontramos ainda um painel de instrumentos TFT de 5 polegadas, a cores, com novos grafismos e layouts para facilitar a leitura das informações. Será neste painel de o condutor da Brutale Serie Oro irá ajustar as inúmeras opções e ajudas eletrónicas que a MV Agusta instala de série.
Falamos dos quatro modos de condução, calibração do ABS em curva, ou do controlo de tração, o anti-cavalinho, resposta do acelerador, ou ainda o efeito travão-motor. Tudo isto facilmente ajustável e personalizável de acordo com os gostos e necessidades de condução.
Por último, referir ainda que esta naked conta com um novo quickshift bidirecional, com novos parâmetros de sensibilidade para trocas de caixa mais precisas e suaves, bem como a estreia de um novo sistema de iluminação mais leve e potente, denominado Matrix LED, que inclui luzes de iluminação adicional em curva.
Todas as 300 unidades da MV Agusta Brutale Serie Oro serão produzidas em Varese, no esquema de cores Pearl Red e Silver Ago, uma forma de homenagear a história da marca italiana no mundo da competição.
Galeria de fotos MV Agusta Brutale Serie Oro
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