Já tínhamos visto o levantar do véu no salão de Tokio e a Ninken foi uma “moto” que surpreendeu. Este veículo de três rodas tem a particularidade de se inclinar nas curvas. É uma Tricity com esteroides, um balde inteiro deles. Mas as novidades estenderam à gama MT e Tracer.
Ninken
Com a NIKEN, a Yamaha abre a possibilidade de uma nova era no motociclismo, uma revolução de condução – oferecendo uma sensação única. Imagine a capacidade de ultrapassar em estradas sinuosas com uma confiança incomparável. Segundo a Yamaha o sistema de inclinação duas rodas (LMW) único da NIKEN oferece características de maneabilidade muito desportivas e confiantes, com inclinação máxima de 45 graus, para as quais foi especialmente desenvolvido um novo tipo de quadro híbrido. A área da coluna de direção é fabricada a partir de aço fundido, enquanto a área de pivô do braço oscilante é de alumínio fundido e o quadro principal, que liga estes dois conjuntos, é manufacturado a partir de tubo de aço. O motor de 3 cilindros de 847cc que propulsiona a nova NIKEN foi especialmente desenvolvido a partir do motor excecionalmente bem-sucedido que também é usado na MT-09 mais vendida, bem como na Tracer 900 e na XSR900. A venda será feita por encomenda online.
MT-09 SP
A gama MT está em constante evolução e a progredir na infindável busca para dar a cada motociclista a oportunidade de tirar o máximo partido de cada utilização. Com a sua chegada apenas um ano após o lançamento da nova MT-09, um enorme sucesso de vendas na sua primeira época, a nova MT-09 SP vem reforçar o segmento Hyper Naked. A MT-09 SP tem suspensões dianteiras ajustáveis tanto em compressão como extensão, sendo que esta diferença permite um melhor ajuste das configurações da suspensão dianteira. Para complementar a sua especificação de elevada qualidade, a MT-09 SP possui acabamentos num esquema de cores Silver Blu Carbon exclusivo que combina com o design da MT-10 SP. O motor continua a ser o excelente CP3, com 847 cc e 115 cavalos de potência, para um peso de 193 kg.
MT-07
Para 2018 os designers da Yamaha criaram uma carenagem nova para a MT-07, que realça o seu aspeto e também proporciona uma maior sensação de qualidade. Um depósito de combustível com design novo e as “entradas de ar” ao estilo da MT-09 criam uma imagem mais acutilante e reforçam o aspeto da família MT, enquanto um novo banco e painéis laterais separados em preto acentuam o design com concentração do peso à frente. Em 2018, as suspensões dianteiras estão equipadas com afinações revistas que proporcionam um caráter mais desportivo, enquanto a suspensão traseira é equipada com a possibilidade de afinar o amortecimento de recuperação. Óptica dianteira e farolim traseira foram alvo de renovação.
Tracer 900 e 900GT
2018 vê a introdução de grandes atualizações na Tracer 900 pensadas para corroborar os seus pontos mais fortes, como a versatilidade e condução entusiasmante que oferece em qualquer uma das duas versões. Tem um para-brisas mais largo que oferece uma melhor proteção contra as intempéries na parte superior do corpo para uma viagem mais descontraída e agradável em longas distâncias, com a função de ajuste da altura manual. A altura do banco do condutor pode ser adaptada em 2 posições, alta e baixa, para acomodar o seu estilo de condução pessoal e estatura. Está equipada com um novo braço oscilante de alumínio, bem como definições revistas do amortecedor traseiro, para aprimorar ainda mais a performance turística da mota. A Tracer 900GT vem equipada de série com malas laterais rígidas de 22 litros, genuínas e removíveis, da mesma cor da mota, estando assim sempre pronta para arrancar de viagem. Tem ainda vários elementos que facilitam a condução como quick-shift, cruise control, punhos aquecidos e o um painel de instrumentos em TFT a cores. Estarão disponíveis em Abril e Julho respectivamente.