Mostrada no EICMA do ano passado ainda na forma de protótipo, a SYM lança este ano a sua versão de produção: a luxuosa e exótica TTLBT.
Trata-se de uma máxi-scooter que a SYM categoriza como ‘premium sport tourer’, dadas as suas capacidades e equipamento.
Apelidada de “Tartaruga” (assim mesmo no original, sem tradução), nome inspirado nas formas orgânicas, simétricas e rígidas da carapaça da tartaruga, a TTLBT surpreende pelo seu porte, estética e características.
Motor bibilíndrico de 508 cc
Usa um motor de dois cilindros paralelos de 508 cc, DOHC e quatro válvulas por cilindro, que oferece 46 cv de potência máxima, e foi pensada para, segundo as palavras dos responsáveis da SYM, «uma experiência turística imersiva».
Por isso a ergonomia foi cuidadosamente estudada para proporcionar conforto em longas distâncias. O assento está a 780 mm do solo, o encosto é regulável em três posições, o vidro dianteiro é regulável eletricamente em altura e os punhos são aquecidos em quatro níveis.
Se foi pensada para viajar, não podia ignorar-se a capacidade de carga: 37 litros sob o assento, duas malas laterais com um total de 28 litros (14,4 litros na esquerda, 13,6 na direita), grelha para poder instalar top case e ainda um compartimento dianteiro com tomada USB.
Carregada de tecnologia, incluíndo… IMU
A SYM TTLBT está também carregada de tecnologia. Primeiro do que tudo, está equipada com IMU, o que permite ABS e controlo de tração em curva. Não só isso, mas também os faróis de curva, que conforme o ângulo de inclinação da TTLBT, expandem a iluminação no interior da curva.
O acelerador é ride by wire, o que permitiu a implementação de cruise control, e a TTLBT beneficia ainda de três modos de condução. São eles “Normal com TCS” (potência máxima e intervenção do controlo de tração), “Normal” (potência máxima sem TCS), e “Rain” (potência limitada e intervenção do TCS).
O painel de instrumentos está a cargo de um ecrã TFT de 7 polegadas com AppleCar Play. Está ainda equipada com sistema de chave sem contacto. Esta permite a desativação automática da tranca de direção com a proximidade da chave e permitindo também o acesso ao compartimento sob o assento.
Ciclística
A SYM anuncia para a TTLBT uma distância entre eixos de 1543 mm, jantes de 15 polegadas, forquilha invertida e sistema mono-amortecedor traseiro com multi-link. A travagem está a cargo de dois discos de Ø275 mm na dianteira e outro de igual diâmetro na traseira. O depósito de combustível tem capacidade para 16 litros, e não foi divulgado ainda o seu peso.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. E siga-nos no Canal Oficial da Revista Motojornal no WhatsApp para receber todas as notícias atualizadas diretamente no seu telemóvel de forma ainda mais prática!