InícioNotíciasEICMA – Todas as novidades da Macbor

EICMA – Todas as novidades da Macbor

A marca espanhola Macbor marca presença na EICMA com três novas motos, um protótipo e uma concept. Aqui ficam todos os detalhes.

-

Pelo terceiro ano consecutivo a Macbor, marca espanhola que tem o seu ‘quartel-general’ em Barcelona e é representada no nosso País pela MB Motor Portugal, marca presença no Salão de Milão EICMA apresentando ao mundo das duas rodas as suas novidades para 2026.

Porém, esta presença da Macbor na EICMA não se resume a mostrar o que foi feito ao longo do último ano a pensar num futuro imediato, mas inclui também duas novidades que revelam quais são os caminhos que a marca criada pelo grupo Motos Bordoy pretende seguir a médio prazo.

Dando continuidade à sua expansão internacional, o projeto da marca assenta em dois grandes pilares: a evolução da sua gama de produtos de duas rodas, resultado de uma forte aposta no design próprio desenvolvido em Barcelona, e a expansão internacional da marca que, após a consolidação em Portugal, deu, recentemente, mais um passo em frente com a sua chegada a França através de uma nova filial.

A Macbor apresenta na EICMA cinco novidades: três novos modelos que serão comercializados em 2026 e duas apostas de futuro — um protótipo e um concept — que refletem o intenso processo de evolução e consolidação internacional em que a marca catalã está envolvida. Vamos então conhecer as novidades apresentadas nesta EICMA.

- PUBLICIDADE -

macbor

Rockster 710

A Rockster 710 representa o novo e ambicioso passo da Macbor dentro do segmento de média-alta cilindrada: uma custom de estilo cruiser que se torna no novo modelo de referência da marca.

Equipada com um motor bicilíndrico de 8 válvulas, DOHC e 693 cc, refrigerado por água, esta moto desenvolve 54 kW (73 cv) às 8.750 rpm e um binário máximo de 67 Nm às 6.250 rpm.

A sua caixa é de 6 velocidades, a embraiagem é do tipo deslizante para evitar o bloqueio da roda traseira nas reduções mais bruscas e a transmissão final por correia garante uma condução suave e divertida.

Entre as suas principais características podemos destacar o sistema de ABS e controlo de tração (TCS), assento e punhos aquecidos, quickshift (apenas para subir de caixa), TPMS para controlo da pressão dos pneus, ecrã circular TFT de 5 polegadas com conectividade e função “mirroring”, iluminação com tecnologia Full LED e um conjunto de suspensões que combina forquilha invertida Marzocchi com bainhas de 37 mm na dianteira e amortecedor lateral hidráulico com ajuste de pré-carga na traseira.

- PUBLICIDADE -

A Rockster 710 Custom tem homologação de dois lugares, apresentando-se como uma irreverente combinação de estilo, tecnologia, funcionalidade e conforto, estando disponível para venda em Portugal a partir do segundo trimestre de 2026. O preço está por confirmar.

macbor

Shifter 125 Evo

Esta nova naked, com design próprio da Macbor, será comercializada a partir da próxima primavera. A Shifter 125 EVO está equipada com um motor monocilíndrico de 4 tempos, 4 válvulas e 124,8 cc, refrigeração por líquido, que desenvolve 11,5 Nm às 7.000 rpm e 11 kW (14,7 cv) às 9.500 rpm — o limite máximo permitido para motos de 125 cc.

Dispõe de caixa de 6 velocidades e de um completo sistema de segurança com ABS e controlo de tração (TCS).

No capítulo das suspensões, conta com uma forquilha hidráulica invertida com bainhas de 37 mm e um monoamortecedor traseiro ajustável em pré-carga, enquanto o sistema de travagem combina um disco dianteiro de 260 mm com pinça de duplo pistão e um disco traseiro de 240 mm com pinça flutuante.

A Shifter inclui ainda um equipamento tecnológico como ecrã TFT de 5 polegadas com conectividade e função “mirroring”, câmara frontal e entradas USB, elementos que completam esta nova opção de estrada da Macbor, que se destaca pela combinação entre desempenho, tecnologia e estilo.

Montana XR3

A Montana XR3 amplia a gama Adventure da Macbor com uma proposta intermédia, ideal para quem procura equilíbrio entre leveza, desempenho e equipamento.

- PUBLICIDADE -

Está equipada com um motor monocilíndrico de 4T e 4 válvulas de 249,2 cc, com injeção eletrónica Delphi, que entrega 21 Nm de binário máximo e 19 kW (26 cv) às 9.000 rpm. A sua arquitetura DOHC refrigerada a água, em conjunto com uma caixa de 6 velocidades, permite anunciar uma resposta linear ao longo de todo o regime de rotações.

No capítulo da ciclística, a Montana XR3 monta jantes de liga leve tubeless (dianteira 100/80-17, traseira 120/80-17), uma suspensão dianteira invertida com bainhas de 37 mm ajustável em extensão e um monoamortecedor traseiro hidráulico multiajustável em compressão, extensão e pré-carga. O sistema de travagem conta com disco dianteiro de 265 mm com pinça de três pistões e disco traseiro de 240 mm, ambos com ABS.

Por último, mas não menos importante, um ecrã TFT de 5 polegadas com conectividade “mirroring” e iluminação Full LED completam o equipamento desta versátil trail, concebida especialmente para acompanhar a expansão internacional da marca.

Eight Mile 125 Evo (protótipo)

Este protótipo revelado na EICMA apela à essência clássica das motos estilo scrambler, combinando um design atrativo de estilo retro, mas com a tecnologia mais moderna.

O novo motor monocilíndrico DOHC de 124,2 cc, refrigerado a água e com injeção eletrónica EFI Delphi, desenvolve 9,3 kW (12,6 cv) às 9.500 rpm e 9,6 Nm de binário às 7.500 rpm.

De acordo com o que vemos no protótipo, a Eight Mile 125 Evo conta com uma forquilha invertida hidráulica com bainhas de 38 mm, monoamortecedor com sistema de molas ajustável em compressão, e um sistema de travagem composto por disco dianteiro de 298 mm com pinça flutuante de três pistões e disco traseiro de 240 mm com pinça simples.

O ecrã LCD a cores, juntamente com a iluminação com tecnologia Full LED, reforça a orientação tecnológica deste protótipo da Macbor sem perder o espírito scrambler. O peso reduzido anunciado pela marca é de 146 kg, contando ainda com o depósito de 14,5 litros e a ergonomia que torna esta moto uma proposta a ter em conta, tanto para utilização urbana como para ‘escapadelas’ fora da cidade.

Eight Mile 300 (concept)

Neste caso em formato conceptual, a Eight Mile 300 é uma declaração de intenções da Macbor, uma visão do futuro da sua gama de média cilindrada: tecnologicamente avançada, mas fiel ao autêntico ADN da Macbor.

Dá uso a um motor monocilíndrico DOHC de 249,2 cc, refrigerado a água e com injeção eletrónica EFI Delphi, que consegue oferecer 19 kW (26 cv) às 9.000 rpm e um binário máximo de 21 Nm às 7.000 rpm.

Está equipada com ABS e controlo de tração (TCS), iluminação Full LED, ecrã LCD a cores, e suspensão dianteira KYB invertida de 41 mm, acompanhada de um monoamortecedor traseiro com sistema de molas e ajuste da compressão. O conjunto completa-se com travagem de discos duplos dianteiros Nissin de 298 mm e disco traseiro de 240 mm, bem como jantes de raios tubeless com pneus Pirelli 110/80-R18 à frente e 150/70-R17 atrás.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. E siga-nos no Canal Oficial da Revista Motojornal no WhatsApp para receber todas as notícias atualizadas diretamente no seu telemóvel de forma ainda mais prática!

- PUBLICIDADE -