Em análise: Avental Tucano Urbano Termoscud Pro

O avental Termoscud Pro é uma proposta da marca italiana Tucano Urbano. Analisámos as suas características e méritos de utilização.

Texto e Fotos Rui Belmonte.

Anterior
Seguinte

Termoscud Pro

Destinado a vários modelos, o topo de gama da Tucano Urbano é o Termoscud Pro, ‘apron’ com argumentos para tornar cada viagem mais confortável, seca e quente. Face às versões ‘simples’, a evolução Pro destaca-se por ser composta por duas camadas, uma exterior totalmente impermeável e uma outra interior que assegura o conforto térmico do condutor. Esta opção permite que no Verão o condutor não tenha que retirar todo o equipamento, mantendo apenas a ‘camada’ mais fresca que inclusivamente pode ser ‘enrolada’ para deixar o espaço das pernas livre.

No formato normal, com as duas camadas colocadas, a impermeabilidade e conforto térmico estão garantidos, e até mesmo os objectos pessoais como carteira, chaves ou telefone podem ser colocados em bolsa própria, sendo que o telefone pode ainda ser colocado em local próprio, com a aquisição de uma bolsa impermeável que encaixa depois no espaço a ela destinado e que permite acesso visual ao mesmo para verificar indicações do GPS ou outro tipo de informação.

A instalação é simples e acessível com recurso a uma leitura atenta do manual de instruções e muitos elementos do conjunto utilizam mesmo os parafusos originais ou as furações originais da scooter, e em todo o conjunto apenas dois dos dez pontos de fixação não utilizam a ‘furação’ original da moto. Colocada em bolsa própria está ainda uma capa para o banco que o protege quando a moto está estacionada, sendo que no mesmo local está uma cinta que pode ser colocada ao redor da cintura do condutor para manter todo o conjunto na melhor posição, cinta essa que tem fecho de segurança que se solta em caso de queda ou ‘puxão’ mais violento.

Lateralmente a fixação na zona dianteira faz-se através da colocação de dois apoios laterais – aparafusados nos poisa-pés – e que fixam o ‘apron’ com recurso a fita velcro de elevada capacidade. O conjunto está igualmente equipado com duas bolsas de ar laterais que depois de infladas vão criar a rigidez necessária para que o Termoscud não abane em velocidades mais elevadas. Em dias de chuva esta é mesmo uma das melhores opções para as nossas ‘scooters’, pois a água não entra mesmo e basta um impermeável para proteger acima da cintura e podemos ir para a estrada, mesmo de ténis e calças que garantidamente vamos chegar secos ao destino, o mesmo se passando com as temperaturas mais baixas. Para as scooters mais antigas é possível encontrarmos uma versão mais acessível do Termoscud, mas, naturalmente não tão confortável quanto a PRO.

O único senão, é que para os modelos mais recentes, poderá ser necessário fazer encomenda, podendo a entrega demorar duas ou três semanas, de acordo com o modelo pretendido.

Anterior
Seguinte