Em análise: Capacete Schuberth C4 Pro Carbon

As grandes marcas não se constroem do nada. Há um longo trabalho até se estabelecerem no mercado e granjearem o reconhecimento global. A Schuberth, é bom exemplo disso. Se a versão anterior versão do C4 havia ficado aquém das expectativas, o novo C4 Pro Carbon é o modelo da redenção!

Agora Sim!

Foi um mau momento que a alemã Schuberth passou com os problemas que teve com a anterior versão do modelo aqui em análise, o C4 dito “normal”. Um episódio delicado que a marca conseguiu superar, apresentando de imediato uma nova versão, com os problemas detectados, devidamente corrigidos. Logo após essa “resposta” a Schu

 

berth decidiu lançar algo ainda mais exclusivo, o C4 Pro Carbon que aqui analisamos.

Um modelo que surpreende pelo baixo peso, com design conservador mas modernizado, com novas conjugações de cores e um interior distinto e muito confortável. Outra das grandes vantagens é o sistema de comunicação que está totalmente integrado (colunas e micro), bastando apenas instalar o intercomunicador.

Na verdade, este modelo é o primeiro capacete modelar em fibra de carbono a trazer totalmente integrado o sistema de comunicação. O facto de contar com antenas especificas para receção do sinal de Bluetooth elimina qualquer possibilidade de o carbono diminuir o sinal de receção. Um dos pontos que teve que ser totalmente revisto foi o sistema Pinlock, tendo adoptado o Pinlock 120 acabando de vez com a possibilidade da viseira poder ganhar humidade interior, um dos aspectos que tanto mau estar criou na primeira versão do C4…

 

A ampla viseira exterior e a interior escurecida não provocam distorção das imagens que vemos, com a viseira exterior a contar com um encaixe no centro para uma fixação mais segura. A interior escurecida, abre e fecha através de um prático sistema colocado na base do lado esquerdo.

Conforto

O conforto das dimensões e peso contidos é acompanhado pelo forro interior Coolmax sem costuras, removível e lavável, com ranhuras para os óculos e com uma capacidade de insonorização bastante interessante. A verdade é que apenas ouvimos um pequeno ruído parasita proveniente da entrada de ar colocada no topo da cabeça quando rodamos com esta fechada. Uma vez aberta, contamos com ruído, mas da entrada de ar. A entrada de ar no topo da testa e na zona do queixo estão tão bem desenhadas que notamos mesmo a passagem do ar no interior. Talvez com uns extractores na zona traseira essa eficácia ainda fosse melhorada.

 

De facto, o conforto e o peso são os argumentos de peso deste novo modelo, em que o design consegue dividir opiniões. A abertura da queixeira mostra-se pouco firme quando totalmente aberta, o que por vezes pode fazer com que esta baixe de forma inesperada.

A abertura é muito fácil e prática, com apenas uma mão no centro do queixo. Quando fechado, notamos o ajuste da viseira um pouco frágil e muitas vezes, quando rodamos perto dos 90 km/h ela tende a fechar sozinha. Mais firmeza, não faria mal, antes pelo contrário. Um capacete caro, mas cujas alterações face ao C4 original o colocam num patamar de qualidade superior sem esquecermos, naturalmente, que é totalmente fabricado em carbono!

FICHA TÉCNICA:

  • TAMANHO: Do XS ao XXL
  • CORES: Branco Tempest / Amarelo Tempest / Branco Delta / Vermelho Fusion / Amarelo Fusion
  • www.goldenbat.pt

Texto Domingos Janeiro • Fotos Rogério Sarzedo e Schuberth • Colaboração Fernando Pereira

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