Em análise: Suporte telefone Interphone Icase

O suporte de telefone Interphone Icase foi objecto de uma prova de fogo. Levámo-lo connosco ao 5º Lés-a-Lés Off Road 2019. Conheça a nossa apreciação sobre este acessório.

Texto Rui Marcelo • Fotos Rui Marcelo e Interphone –

Além dos bem conhecidos e reputados sistemas de comunicação para capacetes e sistemas de navegação, a Interphone tem no mercado uma interessante gama de suportes para telemóvel a aplicar numa moto, que resultam muito úteis e práticos de utilizar.

A marca apresenta-se no mercado com suportes universais para praticamente todos os modelos de telefone existentes, mas tomam especial relevância os específicos para as versões da Apple (Iphone) e da Samsung (Galaxy). No primeiro caso, os universais, basta saber a dimensão do seu aparelho: 4.5, 5.2, 6.0 e 6.5 polegadas respectivamente. Se assim for, o preço baixa para os 39,90 euros, sendo que esses modelos possuem capa de protecção em plástico maleável e impermeável, sendo a fixação por sistema de bola de rotação.

No caso dos específicos para os Iphone e Galaxy, a capa é em plástico rígido e mais resistente, obviamente também à prova de água e poeiras, e com um idêntico sistema de fixação/rotação igualmente bem firme e fácil de ajustar. Há ainda uma terceira opção: os suportes universais sem qualquer capa de protecção do telefone e que apenas permitem a fixação deste (directamente) ao suporte aplicado no guiador, fi cando à mercê das condições de utilização exteriores. Junta-se por fi m uma interessante lista de acessórios, sobretudo ao nível dos fi xadores à moto, que permitem alterar o ponto de montagem: no guiador, na mesa de direcção, no ecrã frontal (com ventosa), junto com os braços extensíveis, braceletes de segurança, etc.

Mais que resistente

Testámos um modelo específico para o Iphone, e logo durante um evento mais exigente: o 5º Lés-a-Lés Off Road. Montado numa Yamaha Ténéré 700, só faltou mesmo água (não choveu) porque pó (muito), pisos duros (imensas vibrações) e até uma queda (da própria capa e telefone) tivemos de enfrentar. O telefone encaixa na perfeição, sendo o sistema de fecho muito resistente e duradouro. O ecrã mantém-se com todas as funcionalidades, sobretudo o funcionamento táctil comum a qualquer telemóvel actual. A única coisa que necessita é que se accione a membrana de silicone com uma luva que tenha uma aplicação em borracha na ponta dos dedos, caso contrário o touch screen não funciona pois perde a sensibilidade. O toque de chamada ouve-se claramente, mas é menor em andamento. Fora disso, falar em alta-voz (com a moto desligada) é como se o telefone não estivesse dentro de qualquer capa protectora.

A fixação (neste caso ao guiador) é fácil de fazer e muito firme (apenas dois parafusos), não perdendo posição e anulando muitas das vibrações em andamento. O sistema de fixação da capa ao suporte é também muito fácil e eficaz, mas se não o “engatilharmos” correctamente pode acontecer o que experimentámos: o telefone voou em pleno andamento e logo no asfalto!! Um teste inesperado, mas bem vindo. Depois de se esfolar na estrada, o Iphone estava intacto, só a capa algo riscada. Correu bem o “teste”. Felizmente! A capa tem a vantagem ainda de possuir uma entrada para cabo de alimentação, com borracha protectora que garante total estanquecidade em dias de chuva.

Retirado do fixador, o suporte permite utilizar o telefone como faríamos habitualmente – tirar fotos, falar, navegar até – pois apenas se nota todo o conjunto mais volumoso como é natural. O suporte apenas existe em preto.

Ficha técnica

Interphone ICase Celularline

Suporte fixador em plástico ABS com borracha anti-vibrações. Capa em plástico rígido e membrana em silicone transparente. Entrada estanque para fio de carregador.

Preços: de 39.90 a 49.90€

Importador: Motoni, lda Telf. 214 728 160

www.motoni.com