Em análise: X-LITE X-803 Ultra Carbon

Texto: Domingos Janeiro. Fotos: Motojornal.

Usar material novo é sempre um momento delicado, quando não sabemos muito bem como o nosso corpo irá reagir. Por isso mesmo, nunca se aconselha a sua estreia em ocasiões que exijam utilização durante um longo período de tempo, sem estar feito à nossa fisionomia.

Mas existem excepções, como é o caso deste X-Lite X-803 Ultra Carbon!

 

Quando o tiramos da caixa, foi para nos acompanhar numa sessão fotográfica que iria durar todo o dia. A minha experiência de há uns anos atrás com esta marca, fez-me ter a confiança necessária para arriscar em estrear este bonito, agressivo e desportivo capacete em carbono, sem levar um outro como segunda opcção e como “salva vidas”.

O primeiro contacto com o X-Lite X-803 Ultra Carbon não foi surpreendente, apenas me limitei a confirmar o que ainda me lembrava, a qualidade de construção, dos acabamentos e o conforto. Abraça a minha cabeça como poucos o fazem, assentando-me muito bem. Sente-se a cabeça bem envolvida e o forro mostra-se confortável.

O X-Lite X-803 Ultra Carbon foi desenvolvido com base na experiência acumulada na competição ao mais alto nível, utilizando a tecnologia Carbon Fitting Racing Experience, ou seja, fabricado em fibras de carbono. Uma das vantagens apregoadas pela utilização deste sistema, é a maior capacidade de remoção de grandes quantidades de humidade e calor do interior do capacete.

De facto, esta tecnologia em conjunto com os canais de ventilação de grande capacidade, fazem com que mesmo no Verão sintamos a refrigeração a funcionar. Como não poderia deixar de ser, temos o sistema de emergência para retirar rapidamente as almofadas laterais em caso de emergência, de fácil montagem/desmontagem e o fecho em duplo D.

A viseira do X-Lite X-803 Ultra Carbon não apresenta qualquer deformação, a abertura/fecho fica situado no meio da viseira, esta com amplo campo de visão, com abertura regulável, sistema Pinlock incorporado e fecho de segurança para evitar abrir de forma involuntária em altas velocidades. O único ponto mais negativo que lhe achámos foi a fragilidade da regulação  do spoiler traseiro, que se desencaixou por diversas vezes, quando procedemos à sua manuseamento.

Um verdadeiro capacete de competição, que se sente muito leve e confortável, disponível nos tamanhos entre o XXS e o XXL. Os preços começam nos 529,99€ (versão lisa) e terminam nos 689,99€ (versão Danilo Petrucci).

 

FICHA TÉCNICA: X-Lite X-803 Ultra Carbon

• Sistema de remoção rápida das almofadas laterais (NERS)
• Viseira com amplo raio de visão, Pinlock e bloqueio de segurança
• Forro interior em fibras de carbono, removível e lavável
• Deflector para respiração, que limita o embaciamento
• Sistema de ventilação RAF
• Spoiler traseiro ajustável
• Forro com carbono e rede que melhora a circulação do ar no seu interior

Tamanhos: XXS ao XXL
Importador: New Golden Bat www.goldenbat.pt

Artigo Relacionado:

Capacete LS2 Challenger Carbono

Salgados Moto comunica com SENA