EnduroGP 2022 Portugal – Wil Ruprecht vence, Rita Vieira no pódio

O australiano Wil Ruprecht em TM venceu a primeira de duas rondas do EnduroGP 2022 em Portugal. Rita Vieira voltou ao pódio das senhoras.

O derradeiro dia de competição do EnduroGP 2022, que teve em Portugal passagem neste fim-de-semana por Peso da Régua e Armamar , contou com nova vitória por parte de Wil Ruprecht (TM). Entre os nossos, Rita Vieira voltou a estar em destaque no final desta segunda ronda do Mundial da especialidade.

Este domingo, o australiano travou uma animada luta com Josep Garcia (KTM), acabando por conseguiu repetir o feito do dia anterior – com uma vantagem de cerca de 6 segundos. Andrea Verona (GasGas), líder EnduroGP 2022 à chegada ao Peso da Régua, terminou na terceira posição – sendo que Ruprecht com este resultado acabou por afirmar-se na liderança do campeonato no final desta jornada.

Com uma prova bem delineada por parte do clube organizador – o Natureza Extreme, mostrou-se uma vez mais muito exigente e o resultado das muitas passagens pelos mesmo trajetos das especiais, viriam a ser “madrastas” para vários pilotos.

Esta ronda contou com a presença de muito público ao longo de todo o fim-de-semana e foi reconhecida pelos elogios rasgados por parte da maioria dos participantes.

Entre os português, o último dia de competição acabou por ser “agridoce”. Luís Oliveira (Yamaha) subiu na classificação, garantindo o 12º lugar entre os pilotos Enduro1. Bruno Charrua conquistou um brilhante 9º lugar entre os Juniores 2

Nas Senhoras, Rita Vieira (Yamaha) voltou a garantir um lugar no pódio ao terminar na 3ª posição, depois de conquistar a mesma posição na ronda inaugural do EnduroGP 2022.  A piloto no final era uma mulher feliz: “Melhor do que um pódio em casa só mesmo dois!!!! O segundo dia foi mais difícil para mim, o meu corpo estava cansado e senti que não consegui “atacar” o que queria e sabia. O cansaço esteve presente todo o dia e as especiais ficaram demasiado técnicas e perigosas para atacar sem estar a 100%. Foi uma luta pelo pódio todo o dia sendo que entrei para a última especial com a minha adversária a 2s de mim! Dei tudo o que tinha e consegui conquistar mais um pódio no Campeonato do Mundo! Foi incrível competir em casa e sentir o apoio de todos os Portugueses presentes! Obrigada!”

Já na YouthCup, Frederico Rocha (Fantic) foi 12º, e André Reis (KTM) 18º classificado. Gonçalo Reis (GasGas) voltou a subir ao lugar mais alto do pódio – 1º classificado Open 4s.

No entanto, nem tudo foram alegrias para os pilotos lusos – Bruna Antunes (GasGas), Renato Silva (Beta) e Fábio Costa (GasGas) foram forçados ao abandono devido a quedas.

Bruna Antunes, apesar do infortúnio, fez um balanço convicto e divertido da sua experiência neste fim-de-semana: “desistir não faz parte de mim, mas no segundo dia de corrida na Régua não tive outra alternativa. Entrei na penúltima especial na 5.ª posição mas infelizmente tive a minha pior queda até hoje. Numa reta rápida a minha mota bateu numa pedra que não vi e não tive tempo de fazer nada, quando dei por mim estava no chão sem conseguir respirar…. Deixou-me completamente KO, as dores eram mais que muitas e não consegui terminar a corrida… Custou-me muito ter que desistir, mas não consegui continuar. Já estou em casa com o ‘chassi’ um bocado empenado, mas a recuperar. Obrigada aos meus que me acompanham e a todas as pessoas que me ajudam.”

Depois desta jornada no Douro Vinhateiro, o EnduroGP 2022 regressa a Portugal já nos próximos dias 1 a 3 de Julho, para a quarta jornada da competição. O segundo Grande Prémio de Portugal desta temporada 2022 decorrerá em Souselas – Coimbra.

Fotos: João da Franca

Outros artigos:

EnduroGP 2022 – Portugal novamente na rota do mundial