O Paulo Duarte FIM EnduroGP World Championship, organizado pela Prime Stadium Events, já tem o seu calendário provisório para 2027 e há boas notícias para os adeptos portugueses. Fafe volta a receber não uma, mas duas rondas do Campeonato do Mundo, repetindo o formato utilizado em 2026.
A temporada terá oito Grandes Prémios, distribuídos entre abril e outubro, passando por Espanha, Portugal, Itália, Ilha de Man e Grécia. Espanha, Portugal e Grécia recebem duas provas cada, enquanto Itália contará com uma jornada. Mas é a sexta ronda que imediatamente desperta a atenção.
EnduroGP vai à Ilha de Man pela primeira vez
Quando se fala em Ilha de Man, é praticamente impossível para qualquer motociclista não pensar imediatamente no Tourist Trophy. Em 2027, porém, este território intimamente ligado à história do motociclismo vai receber um tipo bastante diferente de competição.
O EnduroGP vai competir pela primeira vez na Ilha de Man, com Douglas a servir de base à sexta ronda do campeonato, entre 30 de julho e 1 de agosto.

É uma estreia com enorme potencial mediático. Levar o Mundial de Enduro a um dos territórios mais emblemáticos do motociclismo mundial permite juntar duas culturas tradicionalmente distintas: a fama internacional das corridas de estrada da Ilha de Man e a vertente mais pura do todo-o-terreno.
Antes disso, porém, o campeonato terá uma passagem particularmente importante por Portugal.
Fafe volta a receber duas rondas consecutivas
Portugal mantém um lugar de enorme destaque no calendário internacional de Enduro. Depois da experiência de 2026, Fafe recebe novamente duas jornadas consecutivas, desta vez nos fins de semana de 11 a 13 e 18 a 20 de junho.
E não serão simplesmente duas repetições da mesma prova. Estão previstos percursos e especiais diferentes para cada Grande Prémio, permitindo que as duas rondas tenham identidade própria.
A aposta reforça o peso que Portugal conquistou no EnduroGP e coloca novamente o público nacional numa posição privilegiada: serão dois fins de semana consecutivos para assistir aos melhores pilotos de Enduro do mundo em território português.
Em 2026, Fafe recebeu igualmente as quarta e quinta rondas do campeonato, pelo que a manutenção desta fórmula para 2027 demonstra a continuidade da aposta portuguesa no Mundial.

Espanha abre o Mundial
O campeonato começa mais cedo do que em 2026. A primeira ronda está marcada para 2 a 4 de abril, em Valverde del Camino, Espanha, que fará a sua estreia no EnduroGP.
Três semanas depois, entre 23 e 25 de abril, a caravana permanece em território espanhol, mas muda-se para Oliana, local que já recebeu o campeonato em 2025 e 2026.
Depois das duas jornadas portuguesas em junho, segue-se Itália. Carpinetti recebe a quinta ronda entre 2 e 4 de julho, imediatamente antes da estreia na Ilha de Man.
Títulos serão decididos na Grécia
Depois da passagem pela Ilha de Man, o Mundial entra numa longa pausa de verão antes de regressar em outubro. E regressa a um país que estava ausente do EnduroGP desde 2019.
A Grécia recebe as duas últimas rondas, em fins de semana consecutivos: 15 a 17 e 22 a 24 de outubro. As localidades ainda não foram anunciadas, mas será em solo grego que serão encontrados os campeões mundiais de 2027.
Calendário provisório EnduroGP 2027
| Ronda | Grande Prémio | Local | Data |
|---|---|---|---|
| 1 | GP de Espanha | Valverde del Camino | 2-4 abril |
| 2 | GP de Espanha II | Oliana | 23-25 abril |
| 3 | GP de Portugal | Fafe | 11-13 junho |
| 4 | GP de Portugal II | Fafe | 18-20 junho |
| 5 | GP de Itália | Carpinetti | 2-4 julho |
| 6 | GP da Ilha de Man | Douglas | 30 julho-1 agosto |
| 7 | GP da Grécia | A anunciar | 15-17 outubro |
| 8 | GP da Grécia II | A anunciar | 22-24 outubro |
Mundial feminino também passa duas vezes por Portugal
O FIM Women’s Enduro World Championship terá um calendário ligeiramente mais curto, composto por seis rondas, mas Portugal mantém igualmente presença reforçada.
A competição feminina começa em Oliana e disputa depois as duas jornadas de Fafe, seguindo posteriormente para a Ilha de Man e terminando com as duas provas gregas.
Assim, as duas rondas portuguesas contarão também com algumas das melhores pilotos de Enduro do mundo.
Portugal reforça o seu peso no Enduro mundial
Num calendário que cresce de sete rondas em 2026 para oito em 2027, a manutenção de dois Grandes Prémios em Fafe é particularmente relevante para o motociclismo português. A temporada de 2026 teve mesmo duas jornadas consecutivas na cidade minhota, num campeonato que terminou no passado fim de semana no País de Gales.

Para 2027, a fórmula mantém-se, mas o campeonato ganha uma dimensão adicional com a estreia da Ilha de Man e o regresso da Grécia.
E se a Ilha de Man será inevitavelmente uma das provas mais aguardadas da temporada, para os aficionados portugueses há duas datas, ou melhor, dois fins de semana, que devem ficar desde já marcados no calendário: 11 a 13 e 18 a 20 de junho, em Fafe.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. E siga-nos no Canal Oficial da Revista Motojornal no WhatsApp para receber todas as notícias atualizadas diretamente no seu telemóvel de forma ainda mais prática!