EnduroGP de Portugal: o espectáculo em Castelo Branco

Após terem sido disputadas as provas do Mundial de Enduro GP na Finlândia e em Espanha, os concorrentes estiveram no passado fim-de-semana em Castelo Branco para disputarem a terceira jornada desta competição que contou com muito público a assistir. Em termos desportivos, registou-se a prestação de Salvini que dominou por completo os acontecimentos. 

Do frio da neve e gelo da Finlândia, a caravana do Enduro GP rumou até Santiago de Compostela, onde a lama e a muita chuva que caiu foram os seus grandes adversários. Para a prova portuguesa, disputada em Castelo Branco, estiveram reunidas as condições ideais para um fim-de-semana onde o calor voltou a sentir-se, com algum pó à mistura o que dificultou de certa forma a vida aos pilotos presentes. Em termos técnicos, a prova nacional contou com uma extensão de 70 kms, distribuídas por três voltas.

Se Davide Guarnieri, em Honda, era apontado como um dos favoritos à vitória, a verdade é que a sua prestação foi parca desta vez, isto a avaliar pela forte queda que o colocou fora de prova, logo na primeira volta do dia de abertura da competição. Igualmente houve a registar o piloto da mesma equipa – Honda Red Moto Team, Facchetti que registou problemas mecânicos na sua moto na classe Junior e que ficou de fora da competição.

Alex Salvini, o piloto nascido em Bolonha que corre em Husqvarna, foi o grande vencedor da prova, mostrando uma determinação única em chegar ao degrau mais alto do pódio, isto depois de ter sido o mais rápido na noite de 6ªf, no chamado Superteste, uma espécie de prólogo disputado entre dois pilotos que levou muita gente a assistir ao evoluir dos acontecimentos desportivos em Castelo Branco. A sua prestação levou-o a ser o melhor piloto igualmente no domingo.

Pelo caminho, ficaram Mathias Bellino (F – Honda ORC), que após uma queda desistiu a meio da prova com fortes dores na mão direita, apesar da sua excelente prestação no dia anterior. O espanhol Victor Guerreiro foi obrigado a deixar a prova no domingo, depois de ter partido a roda traseira. Quanto aos pilotos portugueses, a sorte foi-lhes madrasta, com Luis Oliveira, na Yamaha e Diogo Ventura, em Honda a terem sido obrigados a abandonar a prova após terem magoado os joelhos. Azar na prova tiveram também os finlandeses Aitta (Honda) e Leino (KTM), bem como Manuel Monni.

Favoritos em destaque

Se Alex Salvini saiu de Castelo Branco com a vitória em ambos os dias, a verdade é que esta não fácil de garantir, já que tanto Steve Holcombe, numa Beta, como Eero Remes, Jamie McCanney e Mambotin desejavam igualmente subir ao degrau mais alto do pódio. Jamie McCanney na Yamaha WR250F assinou a 2ª posição no primeiro dia, tendo vencido a Classe Enduro 1, apesar de ter caído quatro posições no domingo. Após a sua prestação em terras luas, o piloto lidera a classificação na sua classe no Campeonato do Mundo, numa altura em que faltam ainda disputar mais cinco provas. O piloto revelou no final do dia de ontem que “foi um grande fim-de-semana e estou feliz com os resultados e com a minha performance aqui em Portugal. No sábado, tive uma boa adaptação à minha moto logo desde o arranque e consegui assegurar a vitória no Enduro 1. Durante o dia, entrei-me um pouco com a luta pela vitória na classe EnduroGP, mas um erro no teste, obrigou-me a ficar com a segunda posição. É óptimo poder voltar a estar na luta pelas posições cimeiras, mas a verdade é que este ano o meu objectivo está nas 250cc. No dia dois, puxei um pouco mais e não consegui evitar alguns pequenos erros. Efectuámos algumas melhorias à suspensão no último teste e os meus tempos melhoraram instantaneamente, mas estava ainda muito longe da luta pela vitória. Houve muito desportivismo com o Brad Freeman quando assegurei a vitória no domingo. Foram duas semanas de competição pura e dura em Espanha e Portugal, estando agora na liderança provisória da minha classe.

Já Steve Holcombe foi o melhor no domingo, atrás de Salvini, apesar de no dia anterior não ter passado do sexto posto. Poderá consultar a totalidade das classificações da prova organizada pela Escuderia Castelo Branco aqui

A próxima etapa do Campeonato do Mundo de EnduroGP será disputada no primeiro fim-de-semana de Junho, em Tallin, na Estónia.