Energica e Samsung juntam-se no projecto Smart Ride

O projecto Smart Ride nasceu da parceria entre a Energica e a Samsung, e é aplicado no protótipo Bolid-E.

Energica Bolid-E

Uma parceria entre a Energica e a Samsung resultou na criação do Smart Ride, um projecto aplicado no protótipo Bolid-E.

O mercado italiano das duas rodas continua a crescer e é um dos mais importantes e maiores da Europa; por isso a Energica viu a oportunidade de revolucionar a mobilidade e o modo como os motociclistas usam a moto. Assim, a fabricante de motos eléctricas e a filial italiana da gigante do sector da electrónica de consumo juntaram esforços neste projecto.

Neste protótipo, o sistema Smart Ride torna possível a interacção digital, via NFC e Bluetooth, com a moto, uma Energica Evo EsseEsse9. Dois dispositivos Samsung Galaxy A8 (com a função de telefone desactivada) ocupam o lugar dos espelhos retrovisores; estes, mostram as imagens captadas por duas câmaras – uma dianteira e outra traseira; para além disso analisam essas imagens e alertam o condutor em caso de perigo ou obstáculos na estrada.

Ligação NFC ao smartwatch

Para além disso, o sistema permite a interacção com um smartwatch Samsung Smartgear S3. Através deste, o condutor pode consultar o nível de carga da bateria e respectiva autonomia, ver a localização da sua moto no mapa (graças ao GPS integrado na moto); é ainda possível consultar o consumo médio, a potência disponibilizada, e informações sobre a viagem (distância total e parciais) e ainda as prestações da moto (velocidade, binário, potência, rpm).

A ligação ao relógio permite ainda outras funções. Graças à ligação NFC (near-field communication, ou comunicação por proximidade) o relógio pode servir de chave virtual, bastando aproximá-lo do ‘depósito’ para ligar a moto. O condutor pode ainda partilhar esta chave virtual com os seus contactos (que tenham um Smartgear S3). Neste caso, se emprestar a moto a um amigo, pode monitorizar a moto. Através do sistema pode saber onde está no mapa, restringir o raio de distância em que pode ser usada e ser notificado quando está demasiado longe.

No relógio o condutor pode ainda introduzir o seu destino e gravar toda a viagem. Depois, é possível revê-la na televisão, combinada com os dados gravados pelo relógio.

Uma Energica EsseEsse9 ainda mais futurista

«Estamos orgulhosos de estar ao lado de um líder global como a Samsung no projecto Smart Ride», diz Livia Cevolini, CEO da Energica Motor Company S.p.A.. «A nossa ideia corporativa tem raízes profundas no bem conhecido Motor Valley italiano; motores e inovação sempre estiveram no nosso ADN. Nos últimos anos interpretámos as necessidades do mercado antecipando produtos e soluções que são únicas no mundo. Fomos além do status quo oferecido pela actual tecnologia, criando um novo know how. Ao criar inovação, espero que a visão da Energica e da Samsung ligada a este projecto Smart Ride possa ser uma inspiração para a mobilidade eléctrica em Itália e além fronteiras».

A Bolid-E é uma Energica EsseEsse9 equipada com o projecto Smart Ride, passando assim a ser uma moto eléctrica ‘futurista’, ou que pelo menos mostra um dos possíveis caminhos para o futuro da mobilidade em duas rodas.