Eni alia-se ao combate à COVID-19

A Eni, reconhecida empresa na área dos lubrificantes, anunciou recentemente que colocou à disposição o seu supercomputador HPC5 no combate ao COVID-19.

A Eni, empresa reconhecida na área dos lubrificantes, disponibilizou o seu supercomputador, bem como a experiência em modelação molecular à investigação do coronavírus, oferecendo o contributo de ferramentas e recursos de excelência na luta contra a emergência global.

A colaboração será desenvolvida no âmbito do projecto europeu EXSCALATE4CoV, liderado pela empresa biofarmacêutica Dompé, que agrega instituições e centros de pesquisa de excelência na Itália e noutros países europeus, a fim de identificar os medicamentos mais seguros e promissores na luta contra o Coronavírus.

A Eni contribui para o trabalho no âmbito de uma parceria com a Cineca, um consórcio de pesquisa sem fins lucrativos no contexto em que colaboram universidades, centros nacionais de pesquisa e o Ministério da Universidade e Pesquisa da Itália.

A equipa de trabalho, realizará em conjunto uma simulação molecular dinâmica de proteínas virais consideradas relevantes no mecanismo de infecção Covid-19, para identificar, através da utilização de bases de dados contendo 10.000 compostos farmacêuticos conhecidos, os mais eficazes. Em seguida, vão procurar novas moléculas anti-virais específicas através do rastreio de biliões de estruturas.

A Eni já iniciou as actividades com a Cineca e disponibilizou ao consórcio a sua experiência técnica e a utilização do sistema de supercomputação HPC5, o mais poderoso do mundo a nível industrial.