Entrevista: Carmelo Ezpeleta – CEO da Dorna Sports

Carmelo Ezpeleta - CEO da Dorna Sports, fala em entrevista sobre os constrangimentos registados no arranque da temporada 2020 do MotoGP devido ao COVID-19.

Após as recentes atualizações do calendário de MotoGP para 2020, o CEO da Dorna Sports, Carmelo Ezpeleta, falou em entrevista sobre estas mudanças e como o MotoGP está a reagir à Pandemia provocada pelo Coronavírus.

Apesar das recentes dificuldades enfrentadas por grande parte do mundo desportivo, a mensagem para todos os intervenientes nos Mundiais de Velocidade permanece optimista, pois o trabalho continua no sentido o almejado arranque da temporada de 2020.

O arranque da temporada foi sucessivamente adiado. E agora?  “Desde que o problema do Coronavírus começou, seguimos as instruções de cada governo, mantivemos contacto próximo com os promotores do GP de Austin e GP da Argentina e, quando as autoridades disseram que não era possível realizá-los agora, conversámos com outros destinos alternativos para tentar acomodar as provas… e conseguimos. Agora o novo calendário está definido, mas se tudo continuar como está.”

O objetivo é continuar com os 19 Grandes Prémios que permanecem na temporada de 2019? “Como eu referi na entrevista coletiva no Qatar, nossa ideia é continuar o campeonato com todas as corridas, esse é o nosso objetivo. Mas se algo é imprevisível, como está a ser a evolução desta pandemia… não temos garantias. Estamos a acompanhar as situações com cada governo e principalmente com os promotores. Estamos em contato próximo com a FIM, IRTA, as equipes e, é claro, com os promotores. Estamos a tentar acomodar tudo no momento, em contato próximo com eles. “

No momento, o GP da Espanha em Jerez será a primeira ronda de MotoGP da temporada? “Estamos em diálogo com as autoridades de Jerez e até hoje não há restrições. Mas veremos exactamente qual é a situação no futuro próximo. “

Consideraria ter o primeiro Grande Prémio de MotoGP à porta fechada? “Como eu disse, estamos a tentar fazer tudo o mais normalmente possível, mas se as condições das autoridades locais obrigarem à exclusão dos espectadores, podemos considerar essa hipótese juntamente com o promotor local”.

Já esteve em contacto com as equipas? “Estamos em contacto com a FIM, IRTA, com as equipas e os organizadores e, juntos, estamos a tomar as medidas necessárias.”

Você tem uma mensagem para os fãs de MotoGP? “Esperamos uma temporada fantástica de MotoGP. Acreditamos que a temporada será incrível e esperamos começar o mais rápido possível. Está um pouco atrasado, mas se pudermos começar com o calendário que temos agora, será realmente uma temporada emocionante.”