eRockit: uma moto, ou uma bicicleta?…

A eRockit é uma proposta alemã para a mobilidade urbana eléctrica. Chamam-lhe moto, chega aos 88 km/h, mas tem pedais.

eRockit
eRockit

A eRockit acaba de ganhar mais um prémio, a de ‘StartUp do mês’, dado pela Startbase, uma plataforma para startups alemãs neste mês de Agosto. A jovem empresa alemã já tinha conquistado também ‘Red Dot Award’, ‘Ausgezeichneter Ort Deutschlands, ‘Challenge Bibendum Michelin’ e ‘US Ideas Award’.
E o que a fez ganhar tantos prémios? A eRockit é uma «moto eléctrica que está a revolucionar a industria da mobilidade eléctrica com o seu intuitivo sistema de propulsão», diz o site.

eRockit com pedais, mas chegas aos 88 km/h

O ‘intuitivo sistema de propulsão’ é um conjunto de pedais aliados a um motor eléctrico. Uma bicicleta eléctrica – e-bike, pedelec -, portanto? Nem por isso, uma vez que consegue chegar aos 88 km/h, e por isso requer matrícula; e tem forquilha invertida, espelhos retrovisores e luzes, como uma moto.

Mas tem selim, como uma bicicleta. E tem autonomia para 120 km. O motor tem 16 kW/21 cv de potência e a bateria uma capacidade de 6,6 kWh, o que a destaca totalmente das actuais bicicletas eléctricas, cuja potência e capacidade das baterias são de uma magnitude cerca de pelos menos 10 vezes menos. Assim pende mais para o lado da moto… até porque esteticamente parece uma bobber.

eRockit
eRockit

Carrega dos 20 aos 80% em 3 horas (numa tomada doméstica) e dos 0 aos 100% em 5 horas. A eRockit pesa 120 kg. Já decidiram se é uma bicicleta ou uma moto? O preço pode ajudar na ‘definição’: 11 850 €. Podem já fazer a reserva em www.erockit.de, mediante o depósito de 500 €, e as entregas terão início em 2020. Assim têm tempo para poupar para esta moto… bicicleta… bicimoto. Motocicleta, pronto!

eRockit
eRockit