ESBK 2022 – MO Racing Team próximo do pódio em Valência

A passagem do ESBK 2022 por Valência deu à equipa MO Racing Team a oportunidade de um pódio que se perdeu por uma curta fração de segundo.

A equipa MO Racing Team com os pilotos Afonso Almeida, Fernando Bujosa, Gonçalo Capote e Gonçalo Melo estiveram no Circuito da Comunidade Valenciana Ricardo Tormo para integrar a passagem do ESBK 2022 por Valência, naquela que foi a segunda etapa do Campeonato de Espanha de Velocidade.

Na história do passado fim-de-semana do ESBK 2022 em Valência fica o registo para a formação de Miguel Oliveira uma primeira e concreta aproximação este ano ao pódio no campeonato do país vizinho. Foi por escassas duas décimas que Fernando Bujosa não conseguiu um lugar na primeira linha da grelha de partida, para esta segunda ronda do ano. O piloto maiorquino assinou na sua melhor volta aos 4.005 metros do circuito uma passagem em 1m47.204s, a cerca de meio segundo da ‘pole’ e de qualquer posição na primeira linha. Afonso Almeida ficou a pouco mais de um segundo do primeiro lugar na grelha e foi por isso, com elevada expectativa, que os mais experientes da equipa enfrentaram as suas corridas.

Na primeira delas foi por apenas 40 milésimas de segundo que ‘Fer’ não regressou aos pódios neste campeonato, fechando em quarto as 14 voltas de uma corrida intensa, onde lutou com mais quatro pilotos até cruzarem a meta separados por apenas 97 milésimas de segundo. Afonso Almeida terminou no 24º posto da geral – 18º da classe -, depois de uma manobra inesperada para evitar outro piloto e um pequeno percalço técnico, que o atirou para zonas menos habituais de um pelotão bastante numeroso.

Leia também: CNV Moto 2022 – MO Racing Team vive jornada intensa no Estoril

Na segunda corrida, Almeida reagiu da melhor forma e fechou a contenda na nona posição com apenas quatro décimas de diferença na sua melhor volta face à melhor passagem. Bujosa foi desta feita vitima de uma avaria e não terminou a corrida depois do brilhante quarto posto conseguido na primeira saída para a pista.

Nas SBK Junior, Gonçalo Capote voltou a competir num circuito onde tem muito pouca experiência – apenas um teste realizado pelo equipa antes desta visita ao Ricardo Tormo – e, depois de ser 28º na qualificação, o piloto de Cascais reagiu da melhor forma e foi com decisão que arrancou para ambas as corridas. Na primeira foi 25º e na derradeira foi na 23ª posição que terminou as 13 voltas de corrida.

Na sua segunda participação no campeonato reservado às Moto4, Gonçalo Melo voltou a mostrar a sua curva ascendente de progressão e depois de qualificar na 23ª posição o benjamim da equipa fez duas excelentes corridas, com destaque para a primeira onde ficou a apenas uma posição de conseguir o seu primeiro ponto na série. Subindo gradualmente na classificação, o pequeno piloto de apenas 10 anos de idade fechou as 12 voltas do primeiro confronto num brilhante 16ª posto da classificação geral, confirmando no dia seguinte o seu ‘crescimento’ ao ser 19º com uma volta mais rápida abaixo dos dois minutos e a quatro segundos na sua melhor volta face aos mais experientes que integram o grupo, sendo de destacar o facto de este ser um circuito quase desconhecido para ele, como serão todos os deste seu primeiro ano no ESBK.

Globalmente, o resultado é mais uma vez positivo fruto da evolução que os pilotos registaram ao longo do fim‑de‑semana e também do fantástico quarto posto conquistado por Fernando Bujosa.

A próxima corrida do ESBK 2022 tem passagem prevista para o Circuito do Estoril, já nos dias 14 e 15 de Maio.

Saiba mais sobre esta e outras notícias da equipa MO Racing Team em migueloliveirafanclub.pt