ESBK 2023 – Rodrigo Valente agora com a Ilusion Racing

O piloto português troca de equipa e em Valência já competiu no ESBK com novas cores. Rodrigo Valente é o novo piloto da Ilusion Racing.

rodrigo valente

Depois de um início de temporada onde acabou por se separar da sua antiga equipa, a Motap Racing, o português Rodrigo Valente, piloto apoiado pela Revista MotoJornal nesta temporada 2023 do campeonato espanhol ESBK, ataca agora nas pistas vestindo novas cores na categoria Supersport 300. Antes mesmo do arranque da terceira ronda da temporada, Rodrigo Valente confirmou a nova equipa: Ilusion Racing.

Mantendo-se aos comandos de uma Kawasaki Ninja 400, o jovem português, apoiado por Angel Viñales, que tem a seu cargo a missão de gerir e treinar Rodrigo Valente nesta sua caminhada internacional no ESBK, colocou “preto no branco” a sua assinatura num contrato que oficializa a ligação à Ilusion Racing liderada por Albert Mercader.

A estreia com as novas cores aconteceu no circuito Ricardo Tormo em Valência, onde o fim de semana do Rodrigo saldou-se por um 13º lugar na Corrida 1 e depois na Corrida 2 viria a sofrer uma queda que o deixou fora de ação, numa corrida em que, depois de algumas alterações na moto japonesa, o piloto português estava a sentir-se bem e a rodar em tempos semelhantes aos pilotos da frente.

Após dias de muita intensidade e mudanças, Rodrigo Valente explica o que aconteceu nesta que foi a terceira ronda do ano em que compete nas Supersport 300 do campeonato espanhol ESBK:

“Nova equipa, nova moto, foi um fim de semana de adaptação à moto e de muito trabalho. O primeiro dia foi para colocar a moto na minha posição de condução, no segundo dia (primeiro treino) tivemos um problema que foi solucionado prontamente pela equipa, mas, infelizmente, à tarde as condições atmosféricas não ajudaram e não pudemos rodar por causa da chuva. No sábado, nos cronos, ainda não me sentia completamente confortável na moto e fiquei assim em P14. Ao longo da primeira corrida fui-me sentido mais confortável e liderando o grupo onde me encontrava, mas infelizmente na última volta um toque de outro piloto fez-me perder algumas posições e terminei em P13.

No Warm Up de domingo fizemos algumas experiências para percebermos qual a melhor relação para a corrida. Ao longo da corrida senti-me confortável, consegui rodar nos tempos da frente e mais uma vez consegui liderar o grupo onde estava inserido, infelizmente tive uma queda que não me permitiu concluir a corrida.

À minha equipa só tenho a agradecer a forma incrível como me receberam e como trabalharam comigo. Tenho de agradecer ao Angel Viñales por todo o trabalho que fez comigo e na minha moto!! Preparar uma moto em tão pouco tempo não é uma tarefa fácil e só foi possível graças a duas pessoas: Angel Viñales e Albert Mercader. Foram muitas noites de trabalho, vocês são incríveis! Obrigado!!!”.

A próxima ronda da temporada 2023 do ESBK será realizada no Autódromo do Estoril de 8 a 11 de junho.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par das mais recentes novidades e resultados do mundo do desporto. A não perder!