Escola de Pilotagem Honda: Duas décadas de ensino

A Escola de Pilotagem Honda foi inaugurada em 1999, tendo este ano a comemoração dos seus 20 anos de existência em Portugal.

A EHP, que é um dos dois centros deste tipo na Península Ibéria (o outro situa-se em Barcelona) dedica-se a ministrar cursos de condução defensiva e aperfeiçoamento da condução em duas rodas, destinando-se assim não só a condutores jovens e/ou inexperientes, mas também aos mais experientes, incluindo profissionais.

Sob coordenação de Nuno Barradas, que é também monitor, pela EPH já passaram mais de 5000 formandos, que receberam formação para uma condução mais segura. É esse o principal objectivo da escola.

«Para a Honda não é suficiente produzir veículos cada vez mais seguros e modernos. Temos consciência da sinistralidade associada à utilização da moto e sabemos que 88% dos acidentes estão associados ao fator humano», disse Marc Serruya, Presidente da Honda Ibéria, durante a cerimónia de comemoração dos 20 anos perante a imprensa. «Por isso desde há muito tempo que assumimos um compromisso muito determinado na vertente da Educação Rodoviária: desenvolver programas para condutores de veículos de Duas Rodas», conclui.

A Honda iniciou as suas acções de formação no Japão nos anos ‘70, e a EHP, Instalada no Kartódromo Internacional de Palmela, segue essa filosofia, tal como os 54 Centros de Educação e Segurança Rodoviária da marca espalhados pelo mundo.

Os alunos recebem informação sobre técnicas de condução e prevenção de risco e análise colocando depois em prática os ensinamentos quer no simulador quer no circuito fechado desenhado no Kartódromo Internacional de Palmela (KIP) com este propósito, em total segurança.

Há cursos destinados a toda a gente, a partir dos 14 anos, com preços que variam entre os 105 € e os 370 €. Apesar de aconselhados principalmente aos mais jovens e aos menos experientes – perfeitamente indicados, por exemplo, para os automobilistas que querem começar a andar de 125 cc – também os motociclistas mais experientes podem beneficiar destas formações, não só aprendendo novas técnicas, mas também eliminando alguns vícios de condução.

Mais informações em eph.honda.pt.

Outros artigos:

Condutores de motociclos: Diminui número de mortos em 2018

Primeiros socorros para motociclistas