Escuderia Castelo Branco premiada nos FIM Awards 2022

A Escuderia Castelo Branco foi distinguida com o Troféu Ambiental nos FIM Awards 2022 realizados em Rimini.

A consciência ambiental está cada vez mais presente nas nossas vidas, e dentro do mundo do desporto existem diversas iniciativas ligadas a este lado mais ecológico do mundo das duas rodas. Uma dessas iniciativas, e neste caso portuguesa, acaba de ser premiada internacionalmente pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM), que distinguiu a Escuderia Castelo Branco.

Foi durante os FIM Awards 2022 realizados pelo organismo que tutela o motociclismo a nível mundial, evento que decorreu na região italiana de Rimini, que a Escuderia Castelo Branco recebeu o Troféu Ambiental deste ano.

O Troféu Ambiental da FIM é uma distinção que reconhece a forma como as organizações ligadas ao fenómeno do desporto de motociclismo contribuíram para a preservação e a proteção do meio ambiente, com a promoção de uma maior consciencialização para as questões ambientais.

Em 2022, o troféu acaba por ser atribuído à Escuderia Castelo Branco pelo trabalho que a organização albicastrense tem desenvolvido nesta área, e, em particular, pelo projeto de sustentabilidade e ambiental que apresentou e aplicou durante o 1º Estágio de Mini Enduro no Parque de Desportos Motorizados de Castelo Branco, que teve lugar no dia 4 de junho.

escuderia castelo brancoDurante esta iniciativa, as crianças e os jovens participantes puderam praticar a modalidade com os pilotos portugueses Gonçalo Sobrosa (Beta Portugal) e Rita Vieira (Yamaha Motor Portugal) que participam em Campeonatos do Mundo. Além disso, com o apoio da Federação Portuguesa de Motociclismo, a colaboração dos comissários da FIM e que são elementos da Escuderia, Nelson Matos e Marta Jesus, e de toda a equipa da organização, desenrolou-se uma ação de sensibilização sobre sustentabilidade junto dos mais novos praticantes e que procurou alertar para a necessidade de preservar o meio ambiente nas competições.

Para além de praticarem enduro durante o estágio, os participantes foram incentivados a separarem os resíduos, adotarem uma alimentação saudável, entre outros conceitos. A iniciativa recebeu, desde logo, a certificação de Eco Evento, atribuída pela VALNOR, a entidade parceira da Escuderia Castelo Branco em tudo o que se relaciona com a política ambiental da organização.

O Troféu Ambiental 2022 foi atribuído pela FIM a este projeto que ficou à frente de candidaturas como o Mundial de Resistência FIM, realizado no circuito francês de Paul Ricard, ou do campeonato de Mini Motas Elétricas que teve lugar em Espanha.

“A sustentabilidade e a preservação do meio ambiente são elementos fundamentais na rotina diária da Escuderia Castelo Branco, e têm ainda mais ênfase nas competições que organiza. Temos procurado deixar uma pegada cada vez menor em tudo o que fazemos. A Escuderia promove hábitos amigos do ambiente. Tem os desportos motorizados na sua génese e sabe que só com a defesa de formas de estar mais sustentáveis é que será possível que os mesmos continuem a ter praticantes e um futuro consistente”, afirmou o diretor da Escuderia Castelo Branco, Nelson Matos.

Este é mais um exemplo do bom trabalho que se faz em Portugal no mundo do motociclismo desportivo.