Estão definidos os pilotos para o MotoGP eSport

Estão definidos os participantes nas Global Series do campeonato MotoGP eSport, que está prestes a começar. AndrewZh defende o título conquistado em 2019.

Depois dos desafios de apuramento da fase pro-draft, estão definidos os 11 pilotos que vão participar na fase final, as Gobal Series do MotoGP eSport.

Estes 11 foram os melhores dos 22 (16 da Europa, 8 do resto do Mundo) que participaram na fase anterior. São oriundos de cinco países diferentes: Austrália, Brazil, Indonésia, Espanha e Itália. Entre eles há repetentes, incluíndo os campeões anteriores, AndrewZh (o campeão em título) e trastevere73 (campeão em 2017 e 2018). Cada jogador/piloto representa uma equipa de MotoGP no campeonato eSport.

Fiquemos então a conhecer os 11 finalistas.

AndrewZh (PC, ITA) – Ducati Team

O italiano Andrea Saveri, conhecido como AndrewZh, é o campeão em título, e vai de novo defender as cores da Ducati. O jovem de 19 anos é oriundo de Bolonha e participa desde 2018, tendo sido terceiro nesse seu ano de estreia. Este ano é piloto oficial Ducati.

Piloto reserva: 阿仁_15 (Xbox, Taiwan)

AndreZh, campeão em título, e trastevere73 campeão nos dois anos anteriores
trastevere73 (PC, Itália) – Monster Energy Yamaha MotoGP

O italiano, cujo nome verdadeiro é Lorenzo Daretti, dominou os dois primeiros anos do MotoGP eSport, conquistando dois títulos consecutivos. Em 2019 foi passou a ser piloto oficial Yamaha, mas foi batido por AndrewZh, por apenas dois pontos.

Piloto reserva: Vindex813 (PC, Itália)

Williams_Cristian (PS4, Espanha) – Team Suzuki Ecstar

Christian Montenegro mudou de nome para a temporada de 2020. Conhecido anteriormente como Cristianmm17, é outro dos ‘veteranos’ deste campeonato. Nas Global Series ano passado registou duas vitórias, e este ano venceu a fase pro-draft reservada aos pilotos europeus, ex aequo com o seu compatriota Williams_Adrian que, por acaso, é seu irmão…

Williams_Cristian

Piloto reserva: XxBoMbeR_45xX (Xbox, Espanha)

FooXz (PS4, Brasil) – Repsol Honda Team

FooXz, o nome de guerra do brasileiro Henrique Botton, é um estreante nas Global Series, depois de ter dado nas vistas na fase anterior. FooXz venceu a pro-draft dos pilotos do ‘resto do mundo’, empatado com o australiano MrTftw. É o segundo brasileiro a participar no campeonato.

Piloto reserva: wallydj (PS4, Reino Unido)

Williams_Adrian (PC, Espanha) – Red Bull KTM Factory Racing

Adrian Montenegro deixou de ser adrianDP26 e passou a ser William_Adrian. Para além da mudança de nome, tem outra coisa em comum com Williams_Cristian: são irmãos. É outro dos repetentes, mas no ano passado faltou-lhe alguma consistência, terminando as Global Series em quinto. Veremos este ano.

Piloto reserva: Motero_1 (Xbox, Espanha)

EleGhosT555 (PC, Espanha) – Aprilia Racing Team Gresini

Por falar em repetentes, EleGhost555 é outro dos veteranos. O espanhol de nome Francisco Javier Santiago, de 22 anos, foi o grande rival de trastevere73 em 2018 na luta pelo título, mas no ano passado foi apenas sétimo. Terminou a pro-draft europeia em quinto.

Piloto reserva: Joel_Clay (PS4, Espanha)

Sanshoqueen (PC, Indonésia) – Petronas Yamaha SRT

O indonésio Sanshoqueen, que na verdade se chama Mulkanarizky Kane, é um dos estreantes na Global Series. Ao terminar a fase pro-draft do resto do mundo em terceiro foi considerado uma das revelações. O jogador/piloto ficou a cinco pontos dos líderes FooXz e MrTftw e com isso ganhou o lugar na Petronas Yamaha SRT.

Piloto reserva: JulitoCampeon15 (PS4, Espanha)

moe (PC, Indonésia) – LCR Honda Castrol

Com algumas boas exibições no ano passado, Putut Maulana conquistou muitos fãs no seu país, mas no final não foi além do oitavo lugar nas Global Series. Conseguirá melhor este ano?

Piloto reserva: PieroRicciuti55 (Itália)

moe
Juan_nh16 (Xbox, Espanha) – Red Bull KTM Tech 3

O espanhol Juan Antonio Nuñez foi uma das surpresas da temporada passada, ao terminar em terceiro com a KTM da Tech3. Poderá ser um dos protagonistas este ano.

Piloto reserva: Riky (Xbox, Itália)

Davidegallina23 (PS4, Itália) – Pramac Racing

Depois de ter participado nas Global Series em 2018, Davide Gallina, de 19 anos, não conseguiu o apuramento no ano passado. Mas está de volta este ano, depois de ter terminado o pro-draft europeu em 14.º.

Piloto reserva: Jack Hammer4669 (Xbox, Reino Unido)

MrTftw (Xbox, Austrália) – Reale Avintia Racing

O australiano Christopher Telep foi um dos estreantes do ano passado e, apesar de não ter qualquer experiência em corridas de motos, comprou o MotoGP19 no início do ano e chegou às Global Series. Com mais experiência acumulada, onde poderá chegar este ano?

Piloto reeserva: bushino47 (PS4, Marrocos)

MrTftw

E os portugueses?

Houve vários portugueses a participar na fase pro-draft, mas nenhum conseguiu ser apurado para as Global Series. As pro-draft foram compostas por três desafios, realizados a partir de casa, com os jogadores a escolherem a sua plataforma: PS4, Xbox ou o PC. O primeiro desafio foi correr como Valentino Rossi em Losail. Nas diferentes plataformas, estes foram os melhores portugueses:

PS4, Osir1s-pt, em 27.º – 1’49.912

Xbox, Wilson3446, em 179.º – 1’54.132

PC, White, em 53.º – 1’50.809

Melhor tempo do desafio: 1’48.288

Depois foi a vez do Circuito Internacional Chang, na Tailândia, rodando como Andrea Dovizioso na Ducati. Melhores portugueses:

PS4, Prots1986, em 43.º – 1’34.695

Xbox, Wilson3446, em 160.º – 1’38.024

PC, Ryno111, em 108.º – 1’36.646

Melhor tempo do desafio: 1’32.400

O último desafio foi no Circuito das Américas, no Texas com a Honda de Marc Marquez. Estes foram os melhores portugueses:

PS4, Osir1s-pt, em 24.º – 1’59.454

Xbox, PhantomPirez73, em 303.º – 2’11.517

PC, White, em 33.º – 2’00.286

Melhor tempo do desafio: 1’57.208

PS4, a plataforma mais popular

De referir que a plataforma mais popular nos desafios foi a PS4, com mais de 1000 participantes por ronda; segue-se a Xbox com mais de 300 participantes por desafio e depois o PC, com menos de 300 por desafio.

Os prémios para os melhores no final das Global Series não são de desprezar. O vencedor leva para casa um BMW M235i xDrive Gran Coupé (que em Portugal custa ‘a partir de’ 61 000 €); o segundo classificado ganha uma Aprilia RS 125 GP Replica e o terceiro recebe um Lenovo Legion 7. Mas há ainda prémios da Red Bull, passes de vídeo para o site oficial de MotoGP, relógios Tissot e experiências VIP no paddock a distribuir pelos participantes nas Global Series.

Pódio final de 2019, consagrando AndrewZh como campeão

As Global Series são compostas por quatro rondas, com duas corridas cada uma; se na fase anterior os participantes jogam a partir de casa, nesta fase jogam ‘in loco’. A primeira ronda deveria ter acontecido no final de Maio, em Mugello. Com o adiamento do GP de Itália, a primeira ronda não tem ainda data definida. A segunda será no GP da Áustria, a 14 de Agosto; aqui as pistas para o confronto são o Red Bull Ring e Sepang. A seguir os participantes encontram-se no GP de São Marino, e os circuitos em disputa são Misano e Phillip Island. Por fim a grande final realiza-se no último GP do ano, em Valência, e os circuitos serão os de Silverstone e Valência.