Estátua de Nicky Hayden em Owensboro, KY

Nicky Hayden vai ter uma estátua na sua cidade-natal de Owensboro, no Kentucky.

Nicky Hayden, Lenda de MotoGP
Nicky Hayden tornou-se numa Lenda de MotoGP em 2015

Faz amanhã um ano que Nicky Hayden sofreu um trágico acidente de viação em Itália, vindo a falecer dias depois.
Agora a sua família vem anunciar a inauguração de uma estátua do piloto americano na sua cidade-natal, em Owensboro, Kentucky. O evento terá lugar a 8 de Junho, e a estátua ficará em frente ao Centro de Convenções de Owensboro.
A estátua de bronze foi criada por George Lundeen, do Colorado e foi encomendada pela Familia Hayden, que contou com o apoio da edilidade local.

A estátua vai representar Nicky Hayden na sua volta de consagração depois de vencer o GP dos Estados Unidos em Laguna Seca, a 23 de Julho de 2006. Foi a segunda vitória do ano, a caminho do título mundial de MotoGP. Foi também a sua última vitória na categoria rainha.

Nicky Hayden Laguna Seca 2006
Nicky Hayden comemora a vitória no GP dos EUA, em Laguna Seca, em 2006, a caminho do título

Memorial para comemorar os seus feitos

«O Nicky deixou-nos há pouco menos de um ano, e sentimos a sua falta todos os dias. Agradecemos o apoio que os seus fãs deram à nossa família durante estes 12 meses, e estamos ansiosos por ver muitos deles na inauguração deste maravilhoso tributo ao Nicky», diz Tommy Hayden, o irmão mais velho de Nicky.
«Gostaríamos de agradecer à cidade de Owensboro pelo seu apoio neste projecto. O Nicky amava esta cidade e tinha grande origulho em representá-la do modo mais positivo possível, por isso é apropriado que ele seja imortalizado aqui», explica Tommy.
Durante a inauguração da estátua o Presidente da Câmara, Tom Watson, proclamará o dia 9 de Junho (6/9, porque Nicky Hayden usava o número 69) o Dia Nicky Hayden na cidade.

«É com grande orgulho que a comunidade tem a oportunidade de continuar o legado do ‘Kentucky Kid’ nesta cidade. Teremos um memorial para comemorar os seus feitos», afirma o ‘Mayor’ Watson.
Nicky Hayden faleceu a 22 de Maio de 2006, não resistindo aos ferimentos em consequência de um acidente de viação. Hayden treinava de bicicleta na estrada quando foi atingido por um carro. Tinha 35 anos.
O piloto americano chegou aos grandes prémios em 2003, e em 2006 sagrou-se campeão Mundial de MotoGP. Em 2015 foi nomeado Lenda de MotoGP e entrou na Hall of Fame do Mundial de Velocidade.