Estoril foi cenário de grandes corridas do FIM JuniorGP

A primeira ronda do FIM JuniorGP realizou-se no circuito do Estoril com corridas intensas e várias bandeiras vermelhas. Portugueses Miguel Santiago e Gonçalo Ribeiro estiveram em ação.

Conforme previsto, o Circuito do Estoril abriu a temporada 2022 do campeonato FIM JuniorGP, uma competição que inclui as categorias JuniorGP, European Talent Cup e ainda o Europeu de Moto2.

Foi então que no passado fim de semana de 7 e 8 de maio o paddock do traçado perto da Serra de Sintra se animou e coloriu com equipas e pilotos do FIM JuniorGP. Este foi o início de um intenso mês de atividade para o histórico traçado português e também para o Motor Clube do Estoril, que acolhem ainda corridas do campeonato espanhol ESBK e a prova mais importante que será o Mundial Superbike de 20 a 22 de maio.

Mais de uma centena de pilotos estiveram em ação no FIM JuniorGP em solo português, e, claro, para os portugueses também foi bom poder ver em pista dois lusos: Miguel Santiago nas Stock 600 inseridas no Europeu Moto2, enquanto Gonçalo Ribeiro tentou a sua sorte na European Talent Cup.

FIM JuniorGPNa categoria JuniorGP, o tailandês Tatchakorn Buasri (Honda Racing Thailand) festejou pela primeira vez a subida ao degrau mais alto do pódio. Mas a vitória ficou apenas decidida depois da Direção de Corrida ter verificado nas imagens da transmissão que Jose Antonio Rueda (Team Estrella Galicia 0,0) tinha ultrapassado os limites de pista na última volta.

Rueda cruzou a linha de meta na frente de Buasri, mas a penalização devido a conduzir a sua moto para lá dos limites do traçado do Estoril, levou-o a descer a segundo por troca com o rival tailandês que assim celebrou a primeira vitória. Na terceira posição ficou David Salvador (Laglisse Academy).

Salvador foi obrigado a um esforço final adicional de forma a defender-se do ataque de David Alonso (Aspar Junior Team), com os dois a cruzarem a meta na corrida do JuniorGP separados por apenas 5 milésimos de segundo!

FIM JuniorGPJá no Europeu Moto2, categoria que conta com duas corridas por ronda com protótipos de Moto2 a rodarem lado a lado com motos de Stock 600, as duas vitórias neste fim de semana de FIM JuniorGP no Estoril ficaram para Lukas Tulovic.

Ambas as corridas foram afetadas por situações de bandeira vermelha que levaram a várias interrupções e reinícios de corrida.

Na primeira corrida do Europeu Moto2, Tulovic venceu na frente de Senna Agius (Promoracing) e de Alex Escrig (Yamaha Philippines Stylobike Racing Team). Na segunda corrida o vencedor manteve-se, Agius foi também segundo novamente, mas na terceira posição tivemos então mais um estreante num pódio da categoria, neste caso Mattia Rato (MMR).

fim juniorGPNas pequenas European Talent Cup, Joel Esteban (Aspar Junior Team) esteve numa forma incrível e dominou ambas as corridas. A primeira vitória de sempre de Esteban “fechou” com uma margem de 13 segundos de diferença sobre o seu companheiro de equipa Dodo Boggio, e com o italiano Guido Pini (AC Racing Team) a ser terceiro, ele que também se estreou no pódio.

Na segunda corrida, Esteban dobrou as vitórias no Estoril e reforçou o seu domínio no European Talent Cup, sendo que o pódio desta vez ficou completo com a presença de Hakim Danish (SIC Racing) e Rico Salmela (Team Estrella Galicia 0,0), os dois a estrearem-se no pódio e no caso de Salmela um terceiro lugar que lhe foi atribuído depois de Guido Pini ter sido penalizado em uma posição devido a ter excedido os limites de pista na última volta.

Quanto aos portugueses, Miguel Santiago sentiu algumas dificuldades naturais devido a esta ser a sua estreia no Europeu Moto2 e no FIM JuniorGP, aos comandos de uma Yamaha R6 que é também nova para o jovem piloto de Mafra.

No primeiro dia de treinos uma queda num momento em que evoluía em pista veio complicar ainda mais a estreia, mas nas qualificações o Miguel Santiago e a sua R6 conseguiram registar melhores tempos pessoais. Infelizmente o piloto luso falhou inicialmente a qualificação para a corrida por menos de três décimas, mas acabou por ser repescado para competir num segundo momento.

Infelizmente para as aspirações do jovem piloto que aqui fez a sua estreia, a informação de que iria competir chegou demasiado em “cima da hora”, o que impediu a sua equipa de alterar as afinações da R6. Ainda assim, um bom arranque de “Santi” permitiu-lhe subir de 36º para 23º. Problemas físicos resultantes da queda nos treinos acentuaram-se após o recomeço da corrida depois da bandeira vermelha, mas ainda assim a estreia no Europeu Moto2 no Circuito do Estoril saldou-se com um 10º lugar na categoria Stock 600 e 5 pontos para o campeonato.

Quanto a Gonçalo Ribeiro, a competir mais um ano na European Talent Cup, uma forte queda condicionou os resultados nesta prova de abertura da temporada do FIM JuniorGP no Circuito do Estoril.

O piloto português da LST Motorsports não conseguiu a qualificação direta para as corridas ETC ao ser 20º na qualificação do Grupo B. Depois participou na corrida Last Chance de oito voltas, onde foi o 4º classificado.

O FIM JuniorGP prossegue a sua temporada no fim de semana de 20 a 22 de maio no circuito Ricardo Tormo em Valência.