Estrategas lusos no ataque da Honda

Ruben Faria lidera a equipa que está nos quatro primeiros lugares do Dakar 2020.

Ao terceiro dia de Dakar a Honda atacou forte a liderança da prova. A equipa liderada por Ruben Faria e onde está igualmente Hélder Rodrigues colocou os seus quatro pilotos nas quatro primeiras posições, no que poderá ser um trunfo muito forte para discutir a liderança nos próximos dias.

É certo que estamos ainda no arranque do Dakar, mas é igualmente certo que estamos novamente a presenciar um Dakar como não se via há uma década precisamente, um Dakar com navegação, um Dakar muito equilibrado e onde acima de tudo a incerteza parece reinar a cada arranque para uma especial pois ao mesmo tempo que pilotos e equipas descobrem um novo país – que se tem revelado absolutamente avassalador do ponto de vista cénico – têm igualmente que descobrir uma nova fórmula para gerir a corrida, que volta a dar grande importância aos pilotos ‘navegadores’ e não apenas aos ‘voadores’.

A Honda a partir de amanhã defende 18 minutos de vantagem que Brabec tem sobre a melhor KTM e depois de dois dias onde o ‘road-book’ foi entregue apenas 25 minutos antes da partida, amanhã voltamos ao cenário ‘comum’ com as indicações a serem analisadas e preparadas pelos pilotos esta tarde no ‘bivouac’. A estratégia terá que ser muito bem definida e Ruben Faria terá com toda a certeza a ajuda de Hélder Rodrigues para ajudar a desenhar um plano para fazer face ao previsível ataque dos ‘laranjas’. A experiência de ambos como pilotos e membros de equipas oficiais e o conhecimento profundo que têm dos seus adversários e também do modo de funcionamento da KTM podem ajudar a proteger Brabec, que contará com três ‘escudeiros’ de luxo num Dakar onde a Honda aposta muito da sua ‘honra’.

O resultado de hoje certamente que foi muito ‘arquitectado’ pelos lusos presentes na equipa, magistralmente executado pelos pilotos, mas a nota de destaque tem que ser igualmente entregue ás motos japonesas, que parecem estar mais fiáveis que nunca, pois já ontem Barreda andou sempre na cabeça da corrida e foi uma queda que lhe retirou uma vitória que também esteve nas mãos de Brabec no dia de abertura, ou seja, a Honda chegou hoje ao comando mas tem rondado o primeiro lugar desde o dia 1…será que é para manter? Ruben Faria e Hélder Rodrigues podem ser trunfos decisivos na ‘mão’ que os japoneses levam a jogo.