Europeu de Moto2 mantém motor Honda até 2021

As motos do Campeonato Europeu de Moto2, integrante do FIM CEV, continuarão a usar motor Honda; a troca para o motor Triumph foi adiada para conter os custos.

O Europeu de Moto2, uma das categorias do FIM CEV, vai continuar a usar o motor Honda até ao final de 2021.

No ano passado a categoria de Moto2 do Mundial de Velocidade passou a usar motores Triumph. Os mais modernos motores britânicos de três cilindros vieram substituir os tetracilíndricos Honda usados desde a implementação da classe no Mundial, em 2010. Mas o Europeu de Moto2 continuou a usar o motor Honda.

Depois de uma reunião entre os representantes das equipas do Europeu de Moto2 em Outubro do ano passado, ficou decidida a troca para 2021. A temporada de 2020 do FIM CEV seria a última com o motor Honda, com a troca prevista para 2021.

Troca adiada, talvez, para 2022

Porém, agora devido à actual conjuntura, dominada pela pandemia Covid-19, tudo mudou. Com o campeonato europeu (assim como o Moto3 Jr. e a European Talent Cup) ainda por arrancar, surgiu a necessidade de conter os custos. Assim foi decidido não avançar com a troca, e o Europeu de Moto2 continuará a usar motor Honda até ao final de 2021.

Trata-se do propulsor de quatro cilindros da icónica Honda CBR 600RR, sendo permitidos os motores de 2007 a 2020.

Apesar de usar um motor oriundo do de uma moto de série, uma Moto2 não é exactamente barata. Para fazer a troca as equipas teriam que adquirir novos chassis. Com a alteração adiada, poderão continuar a usar as mesmas motos; para além disso, depois de mais uma temporada de Mundial, deverá aparecer mais material dos grandes prémios em segunda mão que poderá ser usado no Europeu.

A decisão de mudança para o motor Triumph em 2022 fica assim em cima da mesa para discussão futura.