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EWC 24 Horas Motos – Pedro Nuno e Team Bolliger arrancam de 13º e YART na “pole”

Pedro Nuno ajudou o Team Bolliger Switzerland #8 a qualificar em 13º para as 24 Horas Motos em Le Mans. YART garantiu a “pole position”.

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O Mundial de Resistência FIM (EWC) está a começar a sua temporada 2025. Este fim de semana o circuito Bugatti ‘veste-se de gala’ para servir de cenário das 24 Horas Motos em Le Mans, a icónica corrida de resistência que serve de arranque para o que se espera que venha a ser uma temporada muito renhida na discussão pelo título.

Em pista temos o Pedro Nuno, que mais uma vez integra a equipa independente Team Bolliger Switzerland #8, aos comandos de uma Kawasaki Ninja ZX-10R da categoria principal Formula EWC.

Depois dos testes de preparação – clique aqui para saber mais do que aconteceu nos testes – as equipas e respetivos pilotos voltaram esta semana ao circuito francês para cumprir os treinos livres e, principalmente, para definir as posições na grelha de partida, com a qualificação a dividir-se em duas sessões.

A qualificação para as corridas do Mundial de Resistência FIM tem os seus resultados finais definidos pela melhor volta média conseguida pela equipa, sendo que essa volta é calculada combinando o melhor tempo que cada um dos dois pilotos mais rápidos da equipa consegue registar em qualificação.

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24 horas motos

No caso do Team Bolliger Switzerland #8, a equipa suíça, a mais antiga a competir neste campeonato, liderada por Kevin Bolliger, a formação de pilotos é composta pelo trio Pedro Nuno, Nico Thoni, Alex Toledo e ainda o novo recruta para esta temporada, Jesper Pellijeff, este último a assumir o papel de piloto de reserva.

A equipa cumpriu com sucesso o plano delineado para os treinos e qualificações, sendo o foco o trabalho na afinação da Kawasaki Ninja ZX-10R para condições de corrida que, no caso das 24 Horas Motos, será altamente exigente em termos de resistência, consistência de performance, tendo em conta que as temperaturas no circuito estão bastante baixas.

No final da qualificação, tendo a Qualificação 2 sido realizada esta sexta-feira, Pedro Nuno ajudou o Team Bolliger Switzerland #8 a qualificar em 13º. O tempo médio da equipa foi de 1m37.249s.

Em reação a esta qualificação para as 24 Horas Motos, o Pedro Nuno, em declarações exclusivas à Revista Motojornal, explicou-nos o que aconteceu:

“Basicamente, na Q1 tivemos alguns problemas e não conseguimos andar mais rápido. À noite conseguimos encontrar o ritmo e trabalhar com a moto da corrida. A Q2 ficou reservada para terminar de trabalhar as afinações de corrida porque as temperaturas estavam mais baixas. Hoje trabalhámos com a moto de corridas e trabalhámos bem nos últimos settings para a corrida. Basicamente correu bem em termos de ritmo de corrida, estamos a fazer 38.5s, o que é mais rápido do que no ano passado, é ótimo. Os meus companheiros de equipa foram rápidos, eu também consegui ser rápido, já encontrámos o caminho para trabalhar e vamos sair de 13º”.

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Quanto ao topo da tabela de tempos nesta qualificação para a 48ª edição das 24 Horas Motos, temos a YART – Yamaha Austria Racing Team, a equipa oficial da casa de Iwata, a colocar a YZF-R1 #7 na “pole position”.

A discussão pelo melhor tempo envolveu a YART e os atuais campeões Yoshimura SERT Motul (Suzuki GSX-R1000R #1), com as duas motos a registarem tempos abaixo do recorde absoluto que tinha sido registado por Niccolò Canepa com a YART no ano passado.

Inicialmente foi a Yoshimura SERT Motul a fazer o novo recorde absoluto em 1m34.551s, a melhor volta de Gregg Black que divide a Suzuki #1 com Etienne Masson, Cocoro Atsumi e Dan Linfoot. O tempo médio da equipa foi de 1m34.869s, a pouco mais de duas décimas de diferença da YART que fez a “pole position” em 1m34.634s.

A equipa austríaca liderada por Mandy Kainz é formada pelos pilotos Karel Hanika, Jason O’Hallaron (que temos visto no Mundial SBK em substituição de Jonathan Rea na Yamaha oficial), Robin Mulhauser e ainda Marvin Fritz.

E foi precisamente o piloto alemão Marvin Fritz que conseguiu levar a R1 #7 a rodar no circuito Bugatti ao ritmo de um novo recorde absoluto. Respondendo ao tempo de Gregg Black, Fritz precisou de mais meia hora para obter o novo recorde, tendo conseguido parar o cronómetro em 1m34.489s!

O Top3 fica completo com a presença da equipa Tati Team AVA6 Racing (Hugo Clere, Randy Krummenacher e Martin Renaudin, com Honda CBR1000RR-R Fireblade #4), a melhor entre as formações independentes.

As equipas vão agora ter algumas horas para descansar, terminar a preparação das motos, treinar as paragens para troca de pilotos, pneus e reabastecimento, antes de voltarem a trabalhar em pista durante o Warm Up que vai acontecer na manhã de sábado.

Depois teremos o início das 24 Horas Motos pelas 14H00 de Portugal Continental (15H00 em França). Relembramos que as corridas do Mundial de Resistência FIM começam com os pilotos a correr de um lado para o outro da pista para assumirem o comando das suas motos.

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