Faleceu Armindo Neves no Africa Eco Race

Armindo Neves faleceu no final da segunda etapa da Africa Eco Race. O piloto português não resistiu a uma queda.

Esta é uma daquelas notícias que nunca queremos ou gostamos de dar. Infelizmente somos obrigados a confirmar que Armindo Neves, piloto português de 52 anos, não resistiu aos ferimentos provocados por uma queda no final da segunda etapa da Africa Eco Race, disputada durante a quarta-feira 19 de outubro.

Em comunicado oficial divulgado pela organização da prova que decorre entre Marrocos, Mauritânia e Senegal, é explicado que “Ao km 443 da especial Bousaid-Tagounite da Africa Eco Race, o piloto das motos nº123 Armindo Neves sofreu uma queda forte. Apesar de ter sido prontamente socorrido por dois médicos de helicóptero e um médico de um veículo Tango na pista, não foi possível reanimar o piloto português”.

O piloto sediado em Santiago do Cacém, e embora com muita experiência nas competições “off-road” de motos, participava pela primeira vez na prova africana que segue o espírito original do Rali Dakar. Aos comandos de uma SWM, Armindo Neves cumpria assim mais um sonho na sua carreira desportiva. O sonho de chegar de moto em competição ao mítico Lago Rosa em Dakar.

Para além de piloto de enduro e todo-o-terreno desde 1989, quando disputou aquela que foi a sua primeira de muitas Baja Portalegre 500, Armindo Neves foi também piloto de outras disciplinas como velocidade ou ralis de automóveis.

A organização da Africa Eco Race, por intermédio de Jean Louis Schlesser, revela estar profundamente abalada com o que aconteceu ao piloto português, tendo o próprio Schlesser pedido durante o briefing diário a todos os participantes que conduzam de forma especialmente atenta para evitar quedas graves, e que continuem a competição sempre com Armindo Neves nas suas memórias.

armindo nevesDesde a estreia desta prova em 2009, esta é a primeira fatalidade que decorre de um acidente.

À família e amigos de Armindo Neves, a Revista MotoJornal deixa aqui as mais sinceras condolências.

Quem já reagiu à notícia foi Pedro Bianchi Prata. Usando a sua conta oficial no Instagram, Bianchi Prata é um dos que recorda Armindo Neves da melhor forma, como adversário, mas também como amigo: