Faleceu Ken Block, um apaixonado pelo desporto motorizado

Apoiante de muitos atletas, ator principal na série Gymkhana, e apaixonado pelo desporto motorizado. Ken Block faleceu aos 55 anos.

Para todos aqueles que seguem o mundo dos motores, seja em duas ou quatro rodas (ou de qualquer tipo, na verdade), o dia 2 de janeiro de 2023 ficará marcado nas suas memórias como o dia em que nos deixou Ken Block.

Aos 55 anos de idade, o famoso piloto, aventureiro e apoiante de muitos atletas que vingaram ao mais alto nível no desporto motorizado, faleceu após sofrer um acidente quando passeava numa moto de neve com os seus amigos no condado de Wasatch, no estado do Utah.

As informações divulgadas pelo seu departamento de competição, a Hoonigan Racing Division, revelam que Ken Block não resistiu aos ferimentos sofridos numa queda de moto de neve, garantindo que “Sentiremos imenso a sua falta. Ken foi um visionário, um pioneiro, um ícone. E, mais importante, um marido e pai”.

ken blockAs circunstâncias exatas do acidente foram prontamente clarificadas pelo departamento do Sheriff do condado de Wasatch, que refere que “A 2 de janeiro pelas 14H00, o centro de 911 (serviços de emergência americanos) do condado de Wasatch recebeu uma chamada que informava sobre um acidente com uma moto de neve na área de Mill Hollow. O condutor, Kenneth Block, de 55 anos de Park City, Utah, conduzia a moto de neve numa subida com inclinação pronunciada quando a moto se virou e aterrou em cima dele. Foi declarado morto no local devido às lesões sofridas. Ken Block viajava com um grupo, mas estava sozinho no momento do acidente”.

Apesar de não estar diretamente ligado a nenhuma competição de motos, a verdade é que Ken Block sempre foi fã das duas rodas, apoiando pilotos e todo o tipo de eventos que ajudaram a promover o motociclismo.

Claro que, ao longo da sua vida, ficou mais conhecido pelos fantásticos momentos que proporcionou aos comandos de automóveis, quer nos ralis, mas, principalmente, nos seus vídeos da série Gymkhana, o último dos quais divulgado em outubro do ano passado e já rebatizado de Electrikhana, onde fez as mais diversas acrobacias ao volante de um Audi S1 elétrico pelas ruas de Las Vegas.

Ken Block, nascido a 21 de novembro de 1967, teve ainda assim um período inicial onde abraçou as motos, nomeadamente o motocross, antes de decidir enveredar pelos ralis deixando de andar de moto para evitar lesões que comprometessem a sua carreira.

Para além do desporto motorizado, Ken Block foi também fundador da conhecida marca DC Shoes, juntamente com Damon Way.

Essa decisão de iniciar a sua própria marca em 1994 viria a ser fundamental para KB43, que uma década depois viu o seu negócio ser adquirido pela Quicksilver a troco de uma quantia enorme de dinheiro. Esse dinheiro viria depois a ser investido nas suas atividades, incluindo o apoio a atletas das mais diversas modalidades.

ken blockFigura incontornável do desporto motorizado e para todos os “petrolheads”, incluindo mais recentemente para os “electriheads”, Ken Block é uma lenda dos X Games e uma personalidade mundialmente reconhecida pelos seus feitos, inspirando toda uma geração de atletas.

Felizmente, viveu a sua vida ao máximo, deu-nos grandes momentos, e deixa-nos dezenas de vídeos no YouTube onde poderemos continuar a admirar o seu talento.

À família e amigos de Ken Block, a redação da Revista MotoJornal deixa aqui os seus mais sentidos pêsames.