Faleceu Steve Harris o fundador da Harris Performance

Steve Harris faleceu depois de anos a viver com a doença de Parkinson. Fundador da Harris Performance faleceu a 15 de junho.

Harris Performance

O nome Steve Harris poderá não dizer muito ao caro leitor. Mas se dissermos que Steve foi o fundador da Harris Performance, talvez isso lhe reavive a memória, pois certamente saberá que esta empresa tornou-se numa especialista no fabrico de componentes especiais de ciclística para motos de competição – e não só! –, e inclusivamente batalhou contra os melhores do mundo no Mundial de Velocidade e Mundial Superbike.

Fundada em 1972 por Steve Harris, e em conjunto com o seu irmão mais novo Lester e amigo de infância e escola Steve Bayford, a Harris Performance rapidamente ganhou reputação por disponibilizar componentes “premium” que podiam ser usados com bastante sucesso no mundo da competição.

Harris PerformanceSteve, que foi aprendendo com a experiência numa espécie de “tentativa e erro”, deu ao mundo das duas rodas o famoso quadro Magnum, bastante popular nos anos 80 e 90 do século passado. A sua reputação cresceu de tal forma que a Yamaha disponibilizou motores da YZR500, como a que será pilotada por Wayne Rainey no Goodwood Festival of Speed, para serem usados em quadros desenhados pela Harris Performance.

Na realidade, de 1992 a 1996 foi possível ver em pista nos Grandes Prémios a Harris 500 GP com decoração Shell.

Harris PerformanceMas a Harris Performance de Steve Harris não se ficou por aí. Ao longo da sua história a empresa britânica especialista em chassis foi disponibilizando os seus serviços de preparação a várias marcas. Por exemplo, ajudaram e geriram a equipa Suzuki num  período inicial da marca japonesa no Mundial Superbike, na altura com a GSX-R750.

Depois de vários anos envolvido nas mais diversas competições. Steve Harris acreditou que tinha de regressar às origens. A Harris Performance voltou então a centrar as suas atenções no desenvolvimento e fabrico de quadros especiais, e outros componentes.

Aproveitando a já existente ligação com a Royal Enfield desde 2008, Steve aceitou vender a Harris Performance ao grupo Eicher Motors Ltd no ano de 2015.

Harris PerformanceDurante anos viveu e lutou contra a doença de Parkinson. Infelizmente este mago dos chassis e do mundo das duas rodas faleceu no passado dia 15 de junho de 2022. Tinha 73 anos.

Apesar de já não estar presente entre nós, Steve Harris deixa um enorme legado no mundo do motociclismo. A Harris Performance continuará a trabalhar naquilo que Steve sempre gostou.

Por exemplo, a empresa britânica tem estado intimamente ligada a diversos projetos da Royal Enfield, e tem ajudado a marca indiana a entrar no mundo da competição flat track com as suas Twin 650, mas também tem ajudado a marca a desenvolver os seus modelos de produção em série.