InícioDesportoFCC TSR Honda France vence 8 Horas de Spa e Pedro Nuno...

FCC TSR Honda France vence 8 Horas de Spa e Pedro Nuno em 9º com Team Bolliger

A FCC TSR Honda France venceu a segunda ronda do Mundial de Resistência FIM. Pedro Nuno e Team Bolliger fazem 9º nas 8 Horas de Spa.

-

O circuito de Spa Francorchamps foi palco no passado fim de semana da segunda ronda da temporada 2025 do Mundial de Resistência FIM. As 8 Horas de Spa, uma prova que pela sua duração podemos quase considerar como uma corrida ‘sprint’ neste campeonato onde as provas de 24 horas são rainhas, voltaram a revelar que numa corrida de resistência tudo pode acontecer.

Com a equipa oficial Yamalube YART a partir como favorita depois da ronda inicial do campeonato, na verdade foram os campeões em título Yoshimura SERT Motul a colocar a GSX-R1000R #1 na “pole position” cortesia de uma volta recorde de Gregg Black na segunda qualificação.

Na discussão pelos melhores lugares para o arranque das 8 Horas de Spa entrou também a BMW Motorrad World Endurance #37, com a FCC TSR Honda France #5 a não terminar muito longe e assim a manter-se entre as equipas candidatas à vitória nesta ronda no icónico circuito belga.

Para o Team Bolliger Switzerland #8, onde milita o português Pedro Nuno aos comandos de uma Kawasaki Ninja ZX-10R, alguns problemas nos dias que anteciparam a preparação da corrida levaram a uma qualificação menos conseguida. A moto da equipa suíça liderada por Kevin Bolliger viria a qualificar-se apenas em 15º. Mas as condições climatéricas previstas para as 8 Horas de Spa davam alguma margem para a equipa e o Pedro Nuno conseguirem recuperar posições.

- PUBLICIDADE -

8 horas de spa

Corentin Perolari deu à FCC TSR Honda France a liderança da corrida logo após o arranque, ainda em seco, marcando desde logo o novo recorde de volta em corrida. Quando aconteceram as primeiras paragens para reabastecimento as posições alteraram-se, e com a chuva a aparecer, a tendência da corrida alterou-se e foi nessas condições que surgiu a pilotagem de Jason O’Halloran aos comandos da YZF-R1 #7 para reclamar para si a liderança.

Porém, uma penalização de 10 segundos por irregularidade num reabastecimento, voltou a entregar a primeira posição nas 8 Horas de Spa à equipa oficial da Honda, com Corentin Perolari novamente a rodar em primeiro.

A Yamalube YART nunca desistiu, e com chuva cada vez mais intensa, foi novamente O’Halloran, na sua segunda corrida no Mundial de Resistência FIM, quem recuperou a liderança, até que caiu, deixando a R1 bastante danificada e entregando a vitória à FCC TSR Honda France, que sem problemas levou a melhor e depois de um longo período sem vitórias voltou a subir ao degrau mais alto do pódio.

A segunda classificada viria a ser a BMW Motorrad World Endurance, com a Yamalube YART a fechar a contas do pódio, na frente dos campeões Yoshimura SERT Motul e com a Kawasaki Webike Trickstar a fechar o Top 5.

- PUBLICIDADE -

Quanto ao português Pedro Nuno, um problema no momento do arranque fez o Team Bolliger Switzerland #8 cair de 15º na grelha de partida para a 22ª posição.

Mesmo com as difíceis e sempre traiçoeiras condições climatéricas de Spa Francorchamps a causarem dificuldades acrescidas, o português ajudou a equipa a recuperar até à 9ª posição à geral, sendo a 8ª melhor equipa entre a classe principal Formula EWC, e voltando então a somar importantes pontos para a contabilidade do campeonato.

Agora o Team Bolliger Switzerland já se foca na participação nas 24 Horas da Catalunha, prova onde Pedro Nuno e os seus companheiros de equipa Nico Thoni e Alex Toledo festejaram a vitória na edição de 2024. Recordamos que a equipa suíça na participa nas 8 Horas de Suzuka, a terceira ronda do Mundial de Resistência FIM, icónica prova japonesa que acontece a 3 de agosto.

Quanto ao campeonato, a Yamalube YART continua na liderança, agora com um total de 88 pontos, a Kawasaki Webike Trickstar é a segunda classificada com 70 pontos, a BMW Motorrad World Endurance tem 69 pontos e encontra-se na terceira posição, a FCC TSR Honda France graças a esta vitória está agora em quarto no campeonato com 58 pontos, e o Top 5 fica completo com a ERC Endurance #6.

O Team Bolliger Switzerland #8 com 35 pontos está na 8ª posição entre as motos da Formula EWC.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. E siga-nos no Canal Oficial da Revista Motojornal no WhatsApp para receber todas as notícias atualizadas diretamente no seu telemóvel de forma ainda mais prática!

- PUBLICIDADE -