Motoshow, motos não vão à FIL

Depois de várias semanas de negociações entre ACAP e FIL, ficou decidido na semana passada que Lisboa Motoshow não decorrerá este ano no espaço da FIL.

Desde que em 2013 voltou a haver feira de motos na FIL, este evento tem acontecido a cada dois anos. Desta forma 2019 seria “ano sim”, mas as últimas informação que dispomos é que não haverá Lisboa Motoshow. Depois de várias semanas de negociações entre a ACAP, sector motos, e a direcção da FIL, de forma a encontrar um ponto de entendimento, o resultado foi a decisão de não realizar o certame.

Quebra de acordo

Esta surpreendente decisão nasce de uma quebra de promessas feitas pela FIL ao sector das motos. Há dois anos, depois de encerrar a feira, ficou acordado entre a FIL e a ACAP que as condições desse ano seriam mantidas para a realização do Lisboa Motoshow de 2019. Contudo quando começou o processo de definição da feira deste ano, a FIL apresentou novas condições, diferentes das acordadas em 2017. Embora não tenha alterado o preço do m2, introduziu várias novas taxas, que somadas dariam um aumento muito considerável para os expositores.

Custo elevado do bilhete

Mas os custos de participação não são o único ponto de discórdia. Ao contrário de todos os anos anteriores, nesta edição de 2019 a exposição das motos não iria decorrer ao mesmo tempo que a Nauticampo. Contudo o bilhete de 8 euros que antes dava acesso aos dois certames iria manter o mesmo valor para apenas uma exposição. A ACAP pediu para que este aspecto fosse revisto, mas o pedido não foi aceite. Inicialmente houve também divergências quanto à data de realização do evento, mas esse entrave foi ultrapassado com a definição de uma data no início de Abril.

Não participar no Lisboa Motoshow

Pelo que sabemos a ACAP aceitou algumas das novas taxas, mas o facto de o preço dos bilhetes ser o mesmo e a FIL se mostrar intransigente na retirada das restantes taxas, levou a que na última reunião do sector das motos na semana passada, fosse tomada a decisão de não participar no Lisboa Motoshow.
No site do FIL – Lisboa Motoshow, a exposição continua com data a anunciar.

Lisboa Motoshow cancelado