FIM CEV Estoril: Ivo Lopes faz história

Ivo Lopes foi um dos vencedores de domingo no FIM CEV no Estoril, e fez história.

Ivo Lopes FIM CEV Estoril
Ivo Lopes

A temporada de 2018 do FIM CEV teve início este fim-de-semana no Autódromo do Estoril, e foi Ivo Lopes quem esteve em destaque.

Ivo Lopes, aos comandos da Yamaha YZF-R6 da Eni Moto7 Pequeno Motos, venceu a primeira corrida do Europeu de Moto2. O piloto português participou na categoria de Superstock 600, mas conseguiu o feito de bater todo o plantel das Moto2. Isto foi algo que nunca tinha acontecido.

A corrida começou sem chuva, mas com a pista a mostrar ainda algumas zonas húmidas. Ivo Lopes saiu da posição central da segunda linha da grelha depois de ter qualificado em 5.º.

Logo na primeira curva a corrida ficou sem um dos favoritos, Xavier Cardelus, que caiu na travagem para a primeira curva. Depois de uma liderança de Jesko Raffin e Augusto Fernandez terem repartido a liderança na primeira volta, foi Ivo Lopes quem passou para primeiro. E a partir ninguém o conseguiu apanhar.

Ivo Lopes foi consistentemente o piloto mais rápido da corrida e isolou-se no comando, e chegou a ter cerca de 8 segundos de vantagem sobre o segundo classificado. O piloto português subiu ao pódio com Augusto Fernandez e Jesko Raffin.

«Esta foi uma corrida muito boa. Andámos a testar todo o fim-de-semana porque as condições eram sempre diferentes mas correu bem. Acho que é a primeira vez que uma ‘stock’ 600 ganha a corrida na classe Moto2. Agora queremos repetir isto na segunda corrida», disse Lopes no final.

Ivo Lopes pódio FIM CEV Estoril
Ivo Lopes fez história ao bater o plantel de Moto2 com a Superstock 600

Segunda corrida

Mas na segunda corrida, com condições diferentes da primeira, o resultado foi diferente. Com o sol a brilhar e a pista totalmente seca e mais quente, as Moto2 impuseram-se. Mesmo assim Ivo Lopes chegou a rodar nos lugares do pódio durante cerca de metade da corrida. Perdendo depois algumas posições, Lopes terminaria a corrida em sexto, mas sendo de novo, inquestionavelmente, o melhor das Superstock 600.

O vencedor desta segunda corrida foi Jesko Raffin, que desta vez subiu ao pódio com Augusto Fernandez e Lukas Tulovic.

Com uma vitória e um terceiro lugar, Jesko Raffin sai da primeira ronda na liderança do campeonato, mas com apenas um ponto de vantagem sobre Augusto Fernandez, com Ivo Lopez a ocupar a terceira posição, a apenas 6 pontos do líder.

Jesko Raffin FIM CEV Estoril
Jesko Raffin

Moto3 Junior

Com os três primeiros classificados do ano passado a subirem ao Mundial de Velocidade e com muitos novos recrutas, a temporada começou com grande expectativa.

Foi o ex-mundialista Manuel Pagliani quem conseguiu a pole position nas difíceis condições de sábado.

Foram vários os pilotos a passar pela liderança da corrida de Moto3 Junior, mas foram também vários os que não conseguiram terminar a corrida. Alguns deles caíram no grupo da frente, como Jeremy Alcoba ou Sérgio Garcia.

Moto3 Junior FIM CEV Estoril
Manuel Pagliani (96) venceu a corrida de Moto3 Junior

Seria Pagliani a levar a melhor sobre Raúl Fernandez, com quem lutou nas últimas voltas. Vicente Perez concluiu o pódio.

European Talent Cup

Na European Talent Cup comparecem cerca de meia centena de pilotos, obrigando à divisão em dois grupos para a qualificação.

Nesta classe estiveram presentes dois pilotos portugueses, Pedro Fragoso e Francisco Maria, mas nenhum deles conseguiu a difícil qualificação para a corrida.

Foi Barry Baltus quem venceu a primeira corrida, realizada ainda com a pista molhada. O piloto belga destacou-se na frente e venceu com mais de 5 s de vantagem sobre Julian Giral, com Fermin Aldeguer a fechar o pódio.

Na segunda corrida seria Julián Giral a vencer destacado, com quase 10 s de vantagem, tendo no pódio a companhia de Francisco Gómez e de Barry Baltus.

Julián Giral arranca a época com a liderança do campeonato, com 4 pontos de vantagem sobre Baltus, ficando Gómez em terceiro, mas já a 19 pontos do líder.

European Talent Cup FIM CEV Estoril
Julián Giral (76) venceu a segunda corrida da ETC

Todas as classificações aqui.