FIM CEV preparado para arrancar em Julho em Portugal

Os circuitos do Estoril e Portimão estão preparados para receber as duas primeiras rondas do FIM CEV em Julho. Falta aprovação das entidades oficiais.

FIM CEV Estoril

Depois de tantos eventos adiados ou cancelados, a fase de desconfinamento um pouco por toda a Europa traz alguma esperança de ainda ver corridas este ano. O FIM CEV, que devia ter arrancado em Abril em Portimão, viu as sua três primeiras rondas canceladas devido à pandemia da Covid-19.

Hoje a Federação Internacional de Motociclismo informa que o campeonato poderá arrancar a 4 e 5 Julho, no Estoril, uma ronda que já constava do calendário original. E logo a seguir a caravana ruma a Sul para realizar a segunda ronda e Portimão, a 11 e 12 de Julho.

A ronda de Aragão, prevista para 18 e 19 de Julho, foi adiada e não tem data definida.

Protocolo de segurança preparado

Esta é a proposta dos organizadores do campeonato, que agora tem que ser aprovada pelas autoridades competentes. Em Portugal tudo está preparado para arrancar com as corridas. O Autódromo do Estoril espera poder receber a primeira prova do Campeonato Nacional de Velocidade já no primeiro fim-de-semana de Junho. Para isso está preparado um protocolo de segurança e higiene de combate ao contágio. Porém, os eventos desportivos têm que esperar ainda pelas regras a ditar pelo Governo e Direcção Geral de Saúde em relação a eventos desta natureza após 31 de Maio.

Dessas regras estão também dependentes as duas rondas do FIM CEV previstas para os circuitos portugueses. Segundo nos explicou António Lima, do Motor Clube do Estoril – e que este ano será o Director de Corrida do FIM CEV – essas regras deverão incluir a ausência de público, o mínimo número possível de pessoas no paddock, a utilização obrigatória de máscaras, e novos procedimentos para algumas actividades como briefings – e até cerimónia de pódio – de modo a respeitar a distância mínima de segurança.

Até lá deverão ser anunciadas também medidas em relação às viagens que cruzem fronteiras, que deverão ser menos restritivas se realizadas por motivos profissionais, como é o caso de pilotos e elementos das equipas e organização.

Calendário provisório:

23-24 de Maio * Valência
13-14 Junho * Catalunha
4-5 de Julho Estoril
11-12 de Julho Portimão
18-19 de Julho * Aragão
11-12 de Setembro São Marino **
10-11 de Setembro Jerez
7-8 de Novembro Valência
   
* Adiadas, sem data definida
** Apenas Moto3