FIM JuniorGP encontrou novos campeões no Circuito do Estoril

O FIM JuniorGP visitou pela segunda vez em 2024 o Circuito do Estoril. E na derradeira ronda do ano ficámos a conhecer os novos campeões.

fim juniorgp

Pese embora a ronda final da temporada do FIM JuniorGP tenha sido definida ‘à última hora’, devido às questões climatéricas que afetaram Espanha, obrigando então a organização do campeonato a encontrar alternativas, a verdade é que assistimos a um grande evento em solo português.

Nesta que foi a terceira visita do FIM JuniorGP a Portugal esta temporada, e segunda ao Circuito do Estoril, encerrou-se a temporada com um programa de corridas que deu a conhecer o novo Campeão Mundial JuniorGP, os Campeões da Europa de Moto2 e Stock e o vencedor da European Talent Cup.

Entre os pilotos inscritos para esta ronda portuguesa destaque para Rodrigo Valente, piloto apoiado pela Revista Motojornal, Gonçalo Capote e Gonçalo Ribeiro, o recém-coroado campeão nacional de Stock 600, todos a competir nas ‘seiscentos’, e ainda Afonso Almeida a integrar o vasto plantel da European Talent Cup.

Com duas corridas no programa, as Moto3 do FIM JuniorGP voltaram a dar um grande espetáculo, especialmente numa 1ª corrida cheia de ação na luta pelos lugares da frente.

Guido Pini e Máximo Quiles foram os vencedores do dia, mas o campeão foi Álvaro Carpe, o jovem espanhol de 17 anos que caiu a seis voltas do fim na primeira corrida, mas acabaria por se sagrar campeão na box, uma vez que também Máximo Quiles tinha caído na fase inicial.

Carpe partiu para a segunda corrida já com o título no bolso, terminando em 6º lugar.

No Europeu de Moto2 foi outro espanhol a celebrar, Roberto Garcia. Apenas precisava de terminar no top 10 para se sagrar Campeão da Europa, o que fez terminando em 5º lugar numa corrida ganha por Unai Orradre se estreou a vencer esta época.

Nas Stock 600 a corrida começou com uma bandeira vermelha logo após o arranque, na sequência de um incidente que envolveu Rodrigo Valente – clique aqui para saber mais detalhes e ler as declarações do piloto de Sintra –, Eric Molina e Cristian D’Arliano, que ficaram fora de prova.

Após a segunda partida, Dino Iozzio venceu na frente de Archie McDonald, mas o grande espetáculo esteve na acesa luta entre Mario Mayor e Lorenzo Dallaporta pelo 3º lugar e pelo título europeu. Dallaporta venceu a disputa pelo lugar mais baixo do pódio, mas o 4º posto bastou a Mario Mayor para garantir a coroa europeia de Stock. Gonçalo Capote terminou no 18º lugar, imediatamente à frente de Gonçalo Ribeiro.

Finalmente, na European Talent Cup, que contava com a participação de Afonso Almeida, vitória para o argentino Valentín Perrone, enquanto Carlos Cano, que já tinha garantido a vitória na ETC à chegada ao Estoril, terminou no 6º posto.

O português Afonso Almeida, que havia sido 2º colocado na repescagem, a denominada corrida ‘last chance’ em que alinharam 18 pilotos conseguindo assim disputar a corrida principal da ronda no Circuito do Estoril, terminou a corrida principal no 23º lugar.

Para saber mais sobre as classificações finais de cada categoria do FIM JuniorGP apenas tem de clicar aqui .

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. A não perder!