FIM Mini GP World Series contou com o incentivo de Miguel Oliveira

A FMP - Federação de Motociclismo de Portugal e a Rame Moto são os grandes obreiros do honroso 4º lugar obtido pelos pequenos pilotos lusos que disputaram a final do FIM Mini GP World Series em Valência. Miguel Oliveira ofereceu o seu tempo para apoiar a garagem lusa.

A 1ª edição FIM Mini GP World Series terminou em grande, com os finalistas portugueses a ficarem a um lugar do pódio, ou seja num honroso 4º lugar. Na semana que também está a decorrer o Grande Prémio Moto GP em Valência, o circuito Ricardo Tormo encheu-se de gente oriunda de todo o mundo para disputar a final do FIM Mini GP, a nova competição promovida pela FIM e Dorna.

Esta celebração final, que juntou os melhores pilotos de cada um dos campeonatos nacionais, contou com a presença dos vários embaixadores de cada país – no caso específico português, foi o piloto Miguel Oliveira que ofereceu o seu tempo para apoiar a garagem lusa, o que tornou tudo mais emblemático para os pequenos pilotos. Mas não foi só o ídolo nacional a apoiar os benjamins. Vários outros pilotos do Moto GP fizeram mesmo questão de assistir às corridas. Portanto, um verdadeiro palco de sonhos para os mais novos.

Jorge Viegas (Presidente da FIM), Manuel Marinheiro (Presidente da FMP) e Coronel Armando Marques (Vice-presidente da FMP) com a seleção portuguesa

No que diz respeito a Portugal há que enaltecer o excelente trabalho promovido pela FMP – Federação de Motociclismo de Portugal que contou com a parceria da Rame Moto, enquanto importador Oficial Ohvale Portugal.

Os três primeiros classificados do campeonato nacional, Martim Marco, Pedro Matos e Lourenço Vicente, assim como os 3 melhores dos outros países participantes, marcaram presença na grande final de Valência.

Na quarta feira passada, dia 10, o dia começou com treinos livres. Os 30 pilotos participantes foram divididos em 3 grupos, sorteados aleatoriamente. Após as sessões de treinos livres, a primeira qualificação. Pedro Matos qualificou-se de imediato para as 2 corridas e Super Final Race. Martim Marco apurou-se na 2ª prova de qualificação. Ao todo 12 pilotos obtiveram qualificação direta para as corridas.

Da esquerda para a direita: Manuel Marinheiro (Presidente FMP), Jorge Viegas (Presidente FIM), piloto Martim Marco, piloto Lourenço Vicente, piloto Pedrinho Matos, Henrique Marinheiro (FMP), Coronel Armando Marques (Vice-presidente FMP)

Na Quinta-feira, dia 11 de Novembro, o dia começou com warm up, sendo o primeiro para o grupo não qualificado e o segundo para os pilotos já qualificados. Seguiu-se a 1ª qualificação da qual foram apurados mais 2 pilotos e logo de seguida a tão aguardada 1ª corrida. Uma disputa muito renhida do início ao fim. Pedro Matos terminou na 6ª posição. Martim Marco cortou em 10º. Intercalou mais uma qualificação que apurou mais um piloto. Última oportunidade para Lourenço Vicente, que apesar de não se ter qualificado está de parabéns pela prestação.

A 2ª corrida foi igualmente empolgante, em pista 15 pilotos que dão o tudo por tudo. E não é para menos num evento desta dimensão. Pedro Matos termina esta segunda corrida em 9º e Martim Marco em 13º.

Carmen Canelas e Filipe Martins (Rame Moto – importador Oficial Ohvale Portugal) com os pilotos Martim Marco, Pedro Matos e Lourenço Vicente

Para a Super Final Race Pedro Matos partiu da 7ª posição e Martim Marco de 12º. Orgulhosamente, os pilotos lusos terminaram esta derradeira corrida de cabeça erguida. Pedro Matos obteve um fabuloso 6º lugar e Martim Marco 8º na Super Final Race.
À geral, foi magnífico 6º lugar para Pedro Matos. Martim fechou em 9º. Dois portugueses no TOP10 foi assim motivo de muito orgulho para todos os envolvidos portugueses. Lourenço Vicente, o terceiro piloto português terminou na 17ª posição.

A seleção portuguesa concluiu com êxito o campeonato e consegue a brilhante classificação final de 4º lugar.

Outros artigos:

FIM MiniGP World Series: domínio espanhol, portugueses em bom plano