FIM MiniGP 2022 – Portimão na estreia da temporada

O FIM MiniGP 2022 teve em Portimão a estreia da temporada, dando assim o mote para o segundo ano desta competição em Portugal. 

O FIM MiniGP World Series Portugal esteve na passada quarta-feira no Kartódromo Internacional do Algarve, em Portimão, para cumprir a sua primeira prova do ano 2022, naquele que foi o arranque do seu segundo ano de competição da disciplina.

Ao mesmo tempo que a ‘aldeia’ do mundial MotoGP mostrava pela primeira vez ao mundo todo o ‘glamour’ com a estreia em solo europeu na época 2022, uma dezena de pilotos alinhou com as pequenas e irrequietas Ohvale 160 na grelha de partida do traçado junto ao AIA para iniciar um novo ano desportivo.

Com o quarto posto conseguido na final mundial realizada no passado mês de Novembro em Valência ainda presente na memória de todos os elementos da estrutura organizativa da competição, que mais uma vez levará três jovens até à referida final mundial Pedro Matos foi o vencedor de ambas as corridas realizadas no traçado com 1533 metros de perímetro, terminando sempre na frente de Alexandre Cabá, o único capaz de dar alguma réplica ao piloto de Vila Nova de Santo André, um dos mais experiente em Portugal aos comandos da pequenas motos de origem italiana.

O degrau mais baixo do pódio teve dois ocupantes distintos. Carlota Carochinho foi quem terminou em terceiro na primeira corrida na frente de Adelino Patronilho, com este a conseguir mesmo subir à posição de pódio no final do segundo confronto, desta feita na frente de Tiago João, o quinto na primeira corrida e que desta feita conseguiu terminar na frente de Carlota Carochinho, a quinta classificada.

À margem da competição, os jovens pilotos do pelotão FIM MiniGP Portugal tiveram um conjunto de experiências únicas no último fim-de-semana no AIA (veja aqui o vídeo), quando puderam por aceder ao paddock e observar e vivenciar um pouco daquilo que é o movimento das equipas e os vários ambientes de adrenalina e tensão habitualmente gerados pela competição ao mais alto nível.

Além de terem o privilégio de realizar uma visita guiada à box da KTM Racing Factory com Miguel Oliveira a satisfazer todas a curiosidades, os pequenos pilotos puderam também fazer algumas perguntas aos seus ídolos do MotoGP (veja aqui o vídeo), num momento gracioso para todos, em especial para Jack Miller e Miguel Oliveira que, ao ouvirem as questões, brincaram com as suas respostas.

Depois desta entusiástica estreia em Portimão, o FIM MiniGP Portugal terá a próxima prova, a segunda do calendário de 2022, no dia 29 de Maio no Kartódromo de Santo André.

Fonte: FMP

Resultados FIM MiniGP Portugal – Portimão

1ª Corrida

1º Pedro Matos com 15 voltas

2º Alexandre Cabá, a 7.108s

3º Carlota Carochinho, a 33.705s

4º Adelino Patronilho, a 34.151s

5º Tiago João, a 42.409s

2ª Corrida

1º Pedro Matos com 15 voltas

2º Alexandre Cabá, a 5.836s

3º Adelino Patronilho, a 23.849s

4º Tiago João, a 26.619s

5º Carlota Carochinho, a 26.778s