FIM MiniGP World Series: domínio espanhol, portugueses em bom plano

Em véspera do GP da Comunidade Valenciana, um mini-circuito de Cheste recebeu a primeira edição da FIM MiniGP World Series, e os pilotos lusos levaram Portugal ao 4.º lugar.

Realizaram-se hoje em Valência as corridas e a grande Super Final da primeira edição da FIM MiniGP World Series, que reuniu 30 pilotos de 10 países diferentes. Aliás, mini-pilotos, porque esta competição mundial está reservada a pilotos com idade entre os 10 e os 14 anos. As motos usadas são a Ohvale GP-0 160, com caixa de quatro velocidades e jantes de 10 polegadas.

A representar cada país estiveram os três primeiros de cada série nacional. No caso de Portugal foram Martim Reis, Pedro Matos e Loureço Vicente.

Houve três sessões de qualificação, seguindo a filosofia dos GPs: os 8 mais rápidos dos treinos livres avançaram direto para a Q3; os últimos 12 dos treinos livres foram à Q1, na qual os 4 mais rápidos se apuraram para se juntar aos 10 que preencheram os lugares do meio dos treinos livres para a Q2. Nesta, os quatro mais rápidos juntaram-se aos oito primeiros para a Q3, a sessão que decidiu a pole position.

Todos os que ficaram fora da Q3 passaram por uma corrida de qualificação, com os dois primeiros a serem apurados para a Corrida 1; uma segunda corrida de qualificação apurou mais um piloto para a Corrida 2. Cada uma das corridas atribuiu pontos como nos GPs (25 para o primeiro, 20 para o segundo, etc.) e a Super Final deu pontos a dobrar.

Izan Rodriguez Alvarez e Pablo Olivares Rodriguez

Portugueses: passaram dois até à Super Final

Dos três portugueses apenas Lourenço Vicente (11 anos) não conseguiu apurar-se diretamente para as corridas, tendo que passar pelas corridas de qualificação. Foi 16.º na primeira, o que o levou à segunda, onde terminou em 11.º, e por isso fora das corridas principais.

Os espanhóis, especialmente um deles, Izan Rodriguez Alvarez (11 anos de idade), dominaram as corridas; Izan ganhou as três realizadas, e foi por isso o grande vencedor do dia, tornando-se assim no primeiro campeão da FIM MiniGP World Series.

Nas duas primeiras corridas o espanhol Pablo Olivares Rodriguez (13 anos) foi o segundo classificado, com o irlandês Josh O’Brien (12 anos) a completar o pódio na primeira e o italiano Cristian Borrelli (11 anos) na segunda.

Izan Rodriguez Alvarez

Pedro Matos (11 anos) terminou a primeira corrida em sexto, e Martim Reis (13 anos) foi o 10.º classificado. Na segunda corrida, Matos foi nono e Reis foi 13.º. Izan Rodriguez Alvarez avançou para a Super Final na liderança da tabela de pontos, com Matos em sétimo e Reis em 12.º.

Na Super Final Izan Rodriguez Alvarez não teve concorrência para averbar a vitória isolado e, com essa terceira vitória do dia conquistar o título. O italiano Cristian Borrelli e o irlandês Edoardo Liguori completaram o pódio da Super Final; mas na classificação final da competição foram estes os três primeiros: Izan Rodriguez Alvarez (100 pontos em 100 possíveis), Pablo Olivares Rodrigues (66) e Cristian Borrelli (65).

Pilotos portugueses em bom nível

Os pilotos portugueses estiveram no grupo perseguidor, e Matos terminou em sexto, com Reis a cruzar a meta no oitavo lugar. Nas contas finais, Pedro Matos (37 pontos) conseguiu um muito honroso sexto lugar e Martim Reis (25) foi 9.º.

Martim Reis, Pedro Matos, Miguel Oliveira e Lourenço Vicente

Graças aos resultados individuais, os pilotos portugueses – apadrinhados por Miguel Oliveira – colocaram Portugal na quarta posição final por equipas; nas três primeiras posições ficaram Espanha, Itália e Alpe Adria, num total de 10 equipas.

Ao longo do dia, foram muitos os pilotos de MotoGP que passaram pelo circuito feito de propósito para receber esta competição para assistir às lutas dos jovens pilotos. Alex Rins e Joan Mir, que já tinham ajudado ao sorteio das motos, foram os responsáveis pela entrega dos troféus da Super Final, antes de Jorge Viegas, Presidente da Federação Internacional de Motociclismo, entregar as medalhas de bronze, prata e ouro aos três primeiros.

No próximo ano a FIM espera a participação de 14 países na segunda edição da FIM MiniGP World Series, com  objetivo de chegar às 30 nações participantes num futuro próximo.

Podem ver todas as corridas aqui.