FIM WEC – Gino Rea está a reagir bem às lesões

O piloto britânico revela uma boa reação às lesões sofridas no acidente nas 8 Horas de Suzuka. Inchaço cerebral de Gino Rea está a diminuir.

Gino Rea

Tal como prometido pela família de Gino Rea, hoje foi dia de ser divulgada mais uma atualização em relação ao estado de saúde do piloto britânico que, recordamos, está em coma induzido após ter sofrido lesões graves ao nível da cabeça e tórax na segunda sessão de treinos para as 8 Horas de Suzuka, terceira ronda do Mundial de Resistência FIM.

As circunstâncias exatas de como aconteceu o acidente ainda estão a ser apuradas, mas de acordo com o FIM WEC, o piloto britânico de 32 anos sofreu uma queda violenta após ter perdido o controlo da Honda CBR1000RR-R Fireblade #5 inscrita pela equipa FCC TSR Honda France.

O acidente ocorreu na chicane Triangle do traçado de Suzuka, imediatamente após a icónica curva 130R, uma esquerda percorrida a alta velocidade, antes da forte travagem para a chicane Triangle, feita a baixa velocidade, e que marca o final da volta ao circuito japonês.

De acordo com as primeiras informações, a moto de Gino Rea terá, e aqui ressalvamos que estamos perante informações ainda não confirmadas oficialmente, sofrido uma falha mecânica ao nível do sistema de travagem.

Gino ReaTransportado para o hospital onde foi operado de urgência às graves lesões sofridas, Gino Rea encontra-se desde então em situação de coma induzido na unidade de cuidados intensivos. Os médicos japoneses já tinham adiantado algumas informações animadoras, apontando para que a temperatura do piloto estava a estabilizar e o inchaço cerebral a diminuir.

Ao longo dos últimos dias outras informações foram dando conta de que a situação estava a evoluir favoravelmente, tal como foi confirmado pela família do piloto, que esta semana chegou ao Japão para acompanhar de perto a situação e recuperação de Gino Rea.

Hoje, 11 de agosto, a família voltou a divulgar um breve comunicado, e novamente com informações animadoras de que Gino Rea continua a reagir bem aos tratamentos:

“Gostaríamos de dar uma atualização curta em relação ao estado de saúde do Gino Rea. Os resultados do TAC ao cérebro revelam sinais de recuperação com redução do inchaço. Encontra-se numa situação estável e a recuperar dos efeitos secundários habituais de um trauma deste tipo. Esperamos uma recuperação rápida, pois todos sabemos que ele é capaz de o fazer”, foi dito numa publicação na rede Instagram.

Ao longo das próximas horas / dias, a equipa médica que acompanha Gino Rea prevê reduzir, de forma progressiva, os sedativos que tem administrado ao piloto britânico e que o têm mantido em coma induzido.

Fique atento a www.motojornal.pt pois iremos continuar a acompanhar a evolução do estado de saúde de Gino Rea, publicando atualizações sempre que for possível.