Forcite MK1S – O capacete inteligente do futuro

O fabricante australiano pretende ser uma das grandes forças na implementação dos capacetes inteligentes. Descubra aqui o Forcite MK1S.

Forcite MK1S

Num mundo e numa sociedade completamente absorvida por tudo o que são gadgets ou soluções digitais, não deixa de ser algo estranho que os fabricantes de capacetes de motociclismo continuem a adiar o lançamento de algumas inovações interessantes. Veja-se o caso da Shoei e do seu capacete integral com HUD integrado, o Opticson, até agora visto apenas como protótipo. Mas o capacete Forcite MK1S poderá em breve alterar todo este estado de coisas.

Alguns fabricantes de menor dimensão ou projetos inovadores, por exemplo a Skully ou a Eyelights, tentaram, sem grande sucesso, trazer para os capacetes de motociclismo algumas tecnologias que muitos pensavam ser uma coisa de um futuro muito distante. Uma das grandes apostas a este nível são os Head Up Display (HUD).

Um HUD já é algo usado em diversas indústrias e permite que os utilizadores, neste caso os condutores, tenham acesso a um conjunto variado de informações diretamente no seu campo visual. No caso de um capacete de moto, essas informações têm de ser visualizada ou na viseira do capacete, ou, como no caso da Eyelights, através de um ecrã dedicado e adicionado ao capacete.

Forcite MK1SPorém, os australianos da Forcite querem entrar neste “jogo” da tecnologia. E como é que pretendem fazer isso? Através da mais recente geração do seu capacete inteligente Forcite MK1S.

A primeira tentativa de entrar no mercado aconteceu em 2019, com uma edição “Founders Editions”. Agora, depois de passadas as dificuldades da pandemia, a Forcite regressa em força com uma versão atualizada do capacete MK1S, que já tem, inclusivamente, a necessária homologação ECE 22.06, um detalhe obrigatório se quiserem comercializar este equipamento de motociclismo na Europa.

Leia também – Norma ECE 22.06 é agora a norma para segurança dos capacetes

E quais são os grandes destaques do capacete de moto Forcite MK1S?

Começamos pelos materiais utilizados no seu fabrico. A marca australiana optou pela utilização da fibra de carbono T400 na construção da calota, de forma a manter o capacete o mais leve possível e garantindo ainda uma resistência aos impactos que permite obter a homologação europeia.

No interior uma calota de EPS permite absorver e dispersar as maiores forças de impacto.

Mas o grande foco nesta proposta da Forcite é o seu conjunto de tecnologias associadas, sendo que existe uma app da marca que permite atualizar o sistema operativo com novas funcionalidades através do protocolo OTA – Over The Air, facilitando assim a vida aos motociclistas.

O sistema HUD está incluído na viseira. De acordo com a Forcite, a tecnologia utilizada no fabrico desta viseira com Head Up Display deriva do que é utilizado na Fórmula 1. No campo visual do motociclista são apresentadas diversas informações, principalmente ao nível das indicações GPS, mas também avisos de perigo na estrada à nossa frente ou radares de velocidade.

Forcite MK1SOs ícones e restantes informações apresentadas na viseira são ajustáveis, quer em tamanho ou até mesmo em cores, permitindo assim ao motociclista identificar e categorizar as informações mais relevantes de acordo com as suas preferências. Existe ainda uma faixa de LED’s que acende de acordo com a importância em que categorizamos cada informação.

A câmara frontal está colocada na zona da queixeira, mesmo abaixo da viseira. Fornecida pela Sony, a resolução dos vídeos é em Alta Definição, e é possível gravar até 7 horas no cartão micro SD. A bateria da câmara instalada no capacete é carregada através de uma ficha USB-C.

Claro que não podiam faltar os auscultadores e microfone integrados. Desta forma o motociclista pode optar por comandos de voz para controlar algumas funcionalidades do Forcite MK1S, mas também dar uso a um sistema de intercomunicador, mantendo-se assim contactável sempre que anda de moto. De referir que os auscultadores têm assinatura da Harman Kardon, que fornece os auscultadores de 40 mm.

E se preferir não utilizar a sua voz, a marca australiana adiciona um comando remoto, que pode facilmente ser posicionado na moto (por exemplo fixo ao guiador), que permite controlar as funções adicionar disponíveis neste capacete futurista.

Forcite MK1SPara garantir que o motociclista encontra o posicionamento perfeito para o forro interior, otimizando assim o conforto, a Forcite inclui na caixa do capacete MK1S um conjunto de “espaçadores” para ajustar o forro e os auscultadores.

Outas características em destaque nesta novidade são o forro que absorve e dissipa mais rapidamente a humidade, a viseira está preparada para instalação do PinLock Max Vision 120, o mecanismo de fecho é por dois anéis em D, enquanto a viseira interna escurecida é retrátil.

Com tudo isto o capacete Forcite MK1S apresenta um peso de cerca de 1500 gramas (1630 gramas no caso do tamanho de calota XL).

Por último, o preço.

Como seria expectável tendo em conta que estamos perante um equipamento de proteção fabricado em pequenas quantidades e que inclui tanta tecnologia, o preço de comercialização coloca o capacete MK1S num patamar elevado.

De acordo com a Forcite, o custo de aquisição do seu novo capacete começa nos 1290 euros, valor que pode subir, pois a marca sediada em Sydney, Austrália, disponibiliza ao cliente algumas opções de personalização.

Quer saber mais sobre o capacete Forcite MK1S? Então clique aqui!