Freeride World Championship 2022 nas ondas da praia da Areia Branca

As ondas da praia da Areia Branca, na Lourinhã, receberam a prova de arranque do Freeride World Championship 2022.

No passado fim-de-semana, a praia da Areia Branca, na Lourinhã, reuniu muito público da competição motorizada e dos desportos náuticos, desta vez para assistir à abertura do mundial de jet ski, o Freeride World Championship 2022. Trata-se de uma competição com manobras sempre muito arrojadas e espetaculares sobre as ondas e, claro está, com embarcações e motores de nomes bem conhecidos do mundo das duas rodas.

O mexicano Abraham Hochstrasser, vice-campeão do mundo de Freeride, entrou da melhor forma na nova temporada e venceu a etapa portuguesa que marcou o arranque do mundial de jet ski.

No final, Hochstrasser estava satisfeito e disse que “em competição, é sempre bom ganhar e foi para isso que viemos à Lourinhã. No entanto, o mais importante é estarmos a retomar as competições internacionais e o facto de podermos viajar para conhecer novos lugares”.

Leia também: Freeride World Championship para ver na Lourinhã

O pódio desta prova do campeonato do mundo ficou completo com o francês François Laverne e com o britânico Anthony Burguess.

No que respeita ao título europeu, que se decidiu na Areia Branca, foi conquistado pelo francês Victor Gronelleau que viu o compatriota François Laverne ficar na segunda posição e o britânico Anthony Burguess repetiu o terceiro lugar. Após a prova, Gronelleau mostrou-se realizado com a conquista do título europeu e explicou que “foi uma competição bem disputada. O tempo estava ótimo, com muito sol. Apesar das ondas terem estado pequenas, todos conseguimos pilotar bem. O ambiente foi perfeito e a segurança esteve à altura da prova”.

Terminada a competição, a responsável pela International Freeride Watercraft Association (IFWA) afirmou que a prova da Lourinhã marcou o regresso à competição depois da pandemia e por isso estava “muito feliz por estar de volta a Portugal. A hospitalidade da Lourinhã foi fantástica. Sentíamos falta da competição, mas essencialmente de estar com as pessoas e nestes ambientes. Estou muito contente com a prova e desejosa de regressar o mais rapidamente possível”.

No que respeita à direção de prova, Luis Centeno Fragoso explicou que esta primeira etapa do campeonato do mundo de Freeride correu “francamente bem. Houve muita participação de pilotos e muito público a assistir, o que é sempre muito positivo. Houve muita dificuldade na avaliação das manobras dos pilotos, o que traduz a qualidade da prova. As ondas estiveram pequenas, mas os pilotos ficaram encantados com as condições criadas. Foi um sucesso e queremos ser a melhor prova do mundo”. Para a autarquia, um evento desta dimensão e qualidade serve essencialmente, explicou o presidente da Câmara da Lourinhã, João Duarte Carvalho, “para promover o concelho da Lourinhã e as suas praias. É muito importante para  nós fazer esta promoção. Estas competições e a sua divulgação beneficia a economia do concelho, nomeadamente a hotelaria e a restauração. A praia da Areia Branca é o ex-libris da região. A presença de dezoito equipas em prova é uma mais-valia para atrair pessoas a virem assistir à competição”.

Esta etapa portuguesa contou com a parceria da Câmara Municipal da Lourinhã, Yamaha, BP, Meganuncius, WCM, ADLC e Oceanic Soul. Em 2022, o circuito mundial vai ter apenas três etapas. Depois da Areia Branca, a competição segue para França, com a praia de Biscarrosse (Golfo da Biscaia) a receber os pilotos.

Por último, o campeonato do mundo termina nos Estados Unidos, na praia Grayland (Washington). Existe ainda a possibilidade de se realizarem em 2022 provas posteriores no Brasil ou no México, mas sem impacto nas contas do Mundial.

Saiba mais sobre este evento na página oficial de Facebook do Freeride Portugal.