Gama Bridgestone reforçada para 2020

A gigante nipónica Bridgestone apresentou para 2020 quatro novos pneus que ampliam as capacidades da marca em segmentos específicos. Para as pistas, com motos modernas ou clássicas, para as máquinas de turismo e para os amantes do Enduro Extreme, os japoneses têm agora uma resposta mais forte e específica.

Texto Rui Marcelo • Fotos Bridgestone

São quatro as áreas e respectivos pneus que a Bridgestone melhorou profundamente com vista à nova temporada 2020, mas que infelizmente a sua comercialização foi interrompida desde Março passado com o surgimento da pandemia de COVID-19.

Sobre o reforço estratégico de produtos para 2020, a todas é comum uma melhoria face aos modelos específicos já existentes, procurando-se incrementar a capacidade dinâmica do pneu, a sua eficácia num maior número de condições de utilização, melhor “feedback” para o condutor da moto e claro, maior durabilidade.

No fundo é tudo aquilo que se procura num pneu, antes de adquirido e depois em utilização. Sem rodeios a Bridgestone diz que conseguiu atingir esses objectivos, e o utilizador começou a sentir as diferenças desde o passado mês de Janeiro, altura de início de comercialização de alguns destes modelos.

E quais são esses novos pneus nas suas respectivas áreas de utilização? Começam com as motos clássicas, para corridas de endurance em circuito e simples utilização asfáltica. Falamos do Battlax Classic Racing CR11, um pneu adequado às clássicas, mesmo as mais potentes, que foi desenvolvido nas provas de resistência para máquinas antigas e que apresenta melhorias a nível da aderência em piso molhado uma vez que aquece mais rápido e de forma uniforme. Construído com uma correia monoespiral variável, a V-MS-Belt, o CR11 é uma evolução do actual R11, e na práctica o utilizador irá sentir mais estabilidade em travagem e mais sensibilidade em curva, com predominância para o uso em molhado. Surgirá nas medidas 110/80- R18 e 150/65R18 (traseira), em Março que passou.

Ainda para as pistas mas para as actuais potentes super-desportivas, o Battlax Racing Street RS11 é a aposta da marca, assumindo-se como a natural evolução do RS10, já uma referência na classe. É o primeiro pneu de estrada a incorporar a construção V-MS-belt da marca, testada em ambiente de competição e opção de origem em muitas super-desportivas. Promete maior aderência e o tal feedback em piso seco, em todas as situações mais prementes: aceleração, travagem e curvas a alta ou baixa velocidade, mas sobretudo em inclinações mais acentuadas. Ambos os modelos, dianteiro e traseiro, ganharam na rigídez e estabilidade que permitem obter e isso, prometem, irá sentir-se em condução mais empenhada. Também chegaram em Março passado, numa medida dianteira (120/70ZR17 M/C) e em duas traseiras, 190/55ZR17 M/C e 200/55ZR17.

As motos de Turismo recebem um novo Battlax BT46. As melhorias frente ao icónico BT45 que leva já mais de 22 anos no activo, assumem-se pelo novo design do piso e uma nova forma em V invertido na unidade dianteira. Com isso ganha-se mais sensibilidade de direcção mas sobretudo uma superior durabilidade, com redução do desgaste irregular provocado pelo habitual peso destas motos. Já o traseiro recebe um novo composto de sílica, indo de encontro às superiores prestações em curva, durabilidade e condução em piso molhado.

No fundo ambos conseguem um superior passo em relação ao bem sucedido BT45, surgindo em mais medidas disponíveis – 21 para a roda dianteira e 17 para a traseira – sendo que dez dessas principais chegam ao mercado já em Janeiro próximo.

Por fim, num campo totalmente diferente: entre os pneus para todo-o-terreno e neste caso o Enduro Extreme, o novo Battlecross E50 Extreme promete aquilo que se deseja nesta muito exigente modalidade, sendo uma evolução do E50. Aderência em todas as condições de piso, sobretudo escorregadios e pedregosos, graças a um novo composto mais macio na composição da carcaça que o sustenta. Muito mais tracção especialmente lateral e em curva, maximizada pela área de aderência no flanco.

O Battlecross surgiu nas lojas já em Janeiro deste ano e numa medida traseira 140/80-18’’.

Refira-se ainda que a Bridgestone EMIA anunciou no passado dia 15 de Abril que várias fábricas da sua rede de produção vão retomar a laboração, com aumento de produção gradual em resposta às necessidades do mercado, conforme pode ler no artigo da Motojornal abaixo referido.

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