Garmin apresenta dois novos equipamentos de navegação

Há muito que os fabricantes de equipamentos de navegação começaram a perceber que existe uma enorme diferença entre os desejos dos automobilistas e dos motociclistas. Nasceu por isso o Garmin zumo 346 e o 396 LMT-S, ambos destinados à aventura.

A Garmin apresentou os seus dois novos equipamentos de navegação para motociclistas: zūmo 346 e 396 LMT-S. Os dois novos modelos estão pensados para responder a todos os aspetos de quando está a andar sobre duas rodas, além de atuar como um aliado  que oferece as funcionalidades mais vanguardistas em matéria de multimédia e conetividade.  Ambos os GPS apresentam um novo design exterior adaptado às necessidades dos motociclistas, como ecrã resistente de 4,3 polegadas compatível com luvas, que suporta salpicos de combustível, e que está preparado para a incidência dos raios UV e intempéries.

Isto faz com que possa ser manuseado perfeitamente com luvas e seja visível sob quaisquer condições de iluminação. As opções Garmin Adventurous Routing ajudam a evitar rotas em autoestrada e permitem que especifique as preferências de rota para procurar as estradas mais emocionantes e sinuosas ou as mais íngremes. Por outro lado, quando o zūmo está ligado a um smartphone, é possível, através da aplicação Smartphone Link, ativar o LiveTrack, uma funcionalidade que permite que os amigos e familiares acompanhem a localização do utilizador onde quer que estejam.

Alertas de incidentes

A partir do momento em que o motociclista está na estrada, quer seja no caminho que faz todos os dias ou numa nova rota, podem surgir incidentes imprevistos. Os novos zūmo são capazes de enviar notificações pré-determinadas de texto para um contato previamente selecionado pelo utilizador. Para maior tranquilidade, a funcionalidade de notificação automática de incidentes também enviará uma mensagem de texto com informações sobre o local. Outra grande vantagem dos zūmo 346 e 396 LMT-S é a incorporação da tecnologia Wi-Fi, que possibilita a atualização de mapas, pontos de interesse (POIs) e de software sem a necessidade de conexão a um computador. Quando há uma nova atualização disponível e, sempre que o utilizador está conectado a uma rede Wi-Fi, o GPS recebe automaticamente uma notificação no ecrã de forma a executar a mesma com o simples toque de um botão. Para melhorar a concentração e oferecer uma maior confiança ao condutor, os zūmo® 346 e 396 LMT-S possuem alertas úteis sobre curvas apertadas, mudanças de velocidade, passagens de nível, cruzamento de animais e zonas escolares, entre outras.

Além disso, alertam quando está preste a conduzir em contra-mão, avisa sobre os radares próximos e inclui um indicador de fadiga que sugere períodos de descanso e áreas de descanso após várias horas na estrada, o que é especialmente útil em viagens mais longas. Graças à tecnologia Bluetooth integrada, é possível falar ao telefone com segurança, sem a necessidade de remover as luvas ou o capacete. Para isso, é necessário apenas conectar o dispositivo a um intercomunicador, auscultadores de ouvido ou capacete compatível com esta tecnologia, e associá-los ao telefone para fazer e receber chamadas de qualquer lugar. Ao estarem conectados, os utilizadores podem também visualizar chamadas recebidas, mensagens de texto, notificações de apps, e muito mais. Além disso, o dispositivo permite que vá diretamente para pontos de interesse (POIs), uma função que pode ser bastante útil para fazer paragens rápidas para comer ou reabastecer. Possuem também a grande novidade de consultar lugares e opiniões de utilizadores no Tripadvisor®, entre outras ações.

O PVP do Garmin zumo 346 LMT-S é de 349,99 euros, enquanto que o 396 LMT-S custa 399,99 euros.