Garmin vívoactive 3 Music com “funcionalidade SOS”

As funcionalidades de monitorização e de segurança presentes neste Garmin vívoactive® 3 Music permitem enviar a localização do utilizador em tempo real para um conjunto de contactos pré-definido.

O Garmin vívoactive 3 Music possui um conjunto de funções específicas deste tipo de gadgets, comuns e habitualmente vistas também noutras marcas concorrentes. Até aqui nada de novo. Contudo, este relógio inteligente possui uma funcionalidade adicional que, não sendo promovida pela Garmin como uma das suas características principais, pode ser bastante útil em viagens ou aventuras de moto.

Trata-se da funcionalidade de monitorização e de segurança que pode fazer toda a diferença em caso acidente, apesar do seu funcionamento correcto estar dependente da cobertura de redes móveis e de dados, o que nem sempre acontece em zonas mais remotas.

Na prática, se algo acontecer, e o relógio estiver emparelhado com o smartphone -premindo o botão de luz até sentir o relógio vibrar 3 vezes, vai activar a funcionalidade de assistência, que envia de forma discreta uma mensagem com a localização em tempo real do utilizador aos contactos de emergência pré-carregados.

A marca anuncia ainda que além disso “este relógio dispõe de detecção de incidentes, que envia automaticamente uma mensagem com a localização em tempo real aos contactos de emergência pré-carregados pelo utilizador, durante uma caminhada, corrida, ou passeio de bicicleta”. E nas viagens e aventuras de moto? Também.

Este sistema funciona através de vários sensores presentes no relógio, que determinam se houve um impacto passível de acionar a funcionalidade. Se tiver ocorrido um falso positivo, o utilizador tem 30 segundos para anular o envio do alerta aos contactos de emergência.

 

Mas atenção: Existem limitações

Este Garmin vívoactive 3 Music não é um dispositivo dedicado a pedidos de socorro, nem substitui os aparelhos desenhados para o efeito. A Garmin sublinha que a detecção de incidentes e a assistência são funcionalidades complementares neste smartwach e NÃO DEVEM constituir um método principal de obtenção de assistência de emergência.

O Garmin Connect não contacta serviços de emergência em seu nome. Quando um incidente é detetado, ou quando envia um pedido de assistência através do seu dispositivo, o Garmin Connect envia o seu nome e a sua localização aos seus contactos de emergência. A sua localização é determinada utilizando a funcionalidade da Garmin de monitorização de atividades LiveTrack. O LiveTrack cria um feed em tempo real da sua localização e dados durante uma atividade.

As informações de contacto de emergência podem ser configuradas pelo utilizador no Garmin Connect Mobile.

A detecção de incidentes e a assistência apenas funcionam corretamente se cumulativamente TODAS as seguintes condições se verificarem:

  • O dispositivo Garmin tem serviço de LTE ativado ou o dispositivo está ligado a um smartphone através de Bluetooth e ligado à aplicação Garmin Connect Mobile.
  • O GPS no dispositivo Garmin está ativado.
  • O dispositivo e/ou o smartphone estão numa zona com cobertura de rede e com acesso a dados móveis.
  • O telemóvel do contacto de emergência recebe mensagens de texto (podem ser aplicadas taxas de mensagens de texto normais) e/ou e-mails.

 

O Garmin vívoactive 3 Music tem um custo de 299,99€

Saiba mais sobre as restantes funcionalidades deste smartwach em www.garmin.com

 

Artigos relacionados:

Garmin Zumo 346 e 396 LMT-S

Garmin MARQ, uma nova referência