Gas-Gas novamente á beira da falência

Mais uma vez a marca catalã está em dificuldades e pode mesmo encerrar as suas portas.

43 milhões de euros de prejuízo nos últimos três anos e mais de 50% de quebra nas vendas – 39.3 milhões facturados em 2017 e 22 no passado ano – parecem ser os números do ‘abismo’ para a espanhola Gas Gas, actualmente propriedade da Torrot, empresa que adquiriu a casa de Girona em 2015 quando estava estava igualmente falida.

A Torrot – Gas Gas vai entrar num processo de despedimentos selectivos dos seus funcionários, que serão posteriormente admitidos de acordo com as necessidades de produção, algo que os sindicatos locais dizem ser uma forma ‘escondida’ de despedir os quase 130 funcionários pois não existem previsões de produzir mais motos e falta igualmente disponibilidade financeira para que sejam adquiridas matérias-primas de forma a produzir seja as motos como as bicicletas eléctricas que são a ‘especialidade’ da Torrot.

A administração da Torrot – Gas Gas não acedeu a nenhum dos pedidos dos sindicatos para que os trabalhadores fossem compensados ou recebessem qualquer indeminização pelo seu despedimento, alegando falta de capacidade económica para tal. Revelaram ainda procurar actualmente por novos investidores e que a tesouraria tem capacidade para assegurar os ordenados de Junho e pouco mais.

Os trabalhadores da fábrica de Salt revelam que a produção está em valores minimos e que alguns trabalhadores iniciaram já o processo de procura de novo emprego. Detida por fundos de investimento, a Torrot – Gas Gas pode estar assim – e mais uma vez – a um passo do abismo e mesmo do fecho de portas.