Governo anuncia redução do IUC nas motos!

Numa decisão inesperada, o Governo português decidiu acabar com a enorme injustiça no valor do IUC das motos.

Abril de 2023 ficará para sempre marcado na memória dos milhares de motociclistas portugueses, que depois de anos a fio a sentirem na pele a injustiça de pagarem Imposto Único de Circulação (IUC) das suas motos como sendo um “bem de luxo” e com escalões relativos a cilindrada que estão desajustados à realidade do mercado de duas rodas, recebem hoje a boa notícia de que o Governo vai reduzir os valores a pagar todos os anos.

Com o Ministério das Finanças liderado por Fernando Medina a anunciar uma folga orçamental relativa ao ano de 2022, e tendo o Governo consciência de que o IUC cobrado aos proprietários de motociclos é totalmente disparatado, foi hoje anunciado que este imposto será alterado.

De acordo com as primeiras informações avançadas pelos responsáveis governamentais, que agora terá de apresentar uma proposta orçamental que depois será discutida no Parlamento, esta alteração terá implicações claramente benéficas para os portugueses, com a redução dos valores a pagar por cada escalão de cilindrada.

Leia também – Sabe quanto vai pagar de IUC da sua moto em 2023?

Veja aqui os valores de IUC de motos apresentados pelo Governo para 2024

Cilindrada até 119 cc – Isento

Cilindrada de 120 a 250 cc – Isento

Cilindrada de 251 a 350 cc – Isento

Cilindrada de 351 a 500 cc – Isento

Cilindrada de 501 a 750 cc – Isento

Cilindrada superior a 750 cc – Isento

Está assim dado o primeiro passo para se corrigir uma enorme injustiça e que há muitos anos é uma reclamação por parte dos milhares de portugueses que são proprietários de motos das mais diferentes cilindradas.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a para das mais recentes novidades do mundo das duas rodas. A não perder!

Atualização:

Como naturalmente se deve ter apercebido, esta é apenas uma notícia de 1 de abril. O Governo, infelizmente, não anunciou a redução do Imposto Único de Circulação para as motos. Aproveitámos apenas a oportunidade para, pelo menos durante um dia, deixar os motociclistas portugueses com alguma esperança numa redução deste imposto anual.