GP da Andaluzia: oitava pole de Quartararo

Maverick Viñales foi o mais rápido, mas a sua volta foi cancelada, e Fabio Quartararo acabou por conquistar mais uma pole position no GP da Andaluzia.

Fabio Quartararo alcançou a oitava pole position da sua carreira em MotoGP hoje no circuito de Jerez-Angel Nieto. Na verdade foi Maverick Viñales quem fez a volta mais rápida da qualificação deste GP da Andaluzia, em 1’36,907; mas nessa volta, a última, o piloto espanhol passou para lá do corrector, pisou a zona verde na curva 7e por isso a volta foi cancelada.

Assim, Viñales terminou no segundo lugar, a 0,095 de Quartararo. Francesco Bagnaia assegurou o terceiro lugar e vai sair pela primeira vez da primeira linha da grelha de partida.

Foi sob um calor ainda mais intenso que o do dia anterior e também do fim-de-semana passado que se realizaram as sessões de qualificação para o GP da Andaluzia. Os termómetros registaram 36° C de temperatura ambiente, com o asfalto a chegar quase aos 60.

Segunda consecutiva para Quartararo

Fabi Quartararo tinha afirmado ontem ter-se decidido por uma nova abordagem às primeiras sessões de treinos livres, e por isso foi apenas 14.º depois das duas sessões de sexta-feira, mas hoje voltou ao ataque, para terminar a terceira sessão em segundo, apenas 0,059 atrás de Viñales. Depois na qualificação, na segunda metade, manteve o pneu dianteiro duro com que iniciou a sessão, mas montou um novo macio atrás para conseguir a sua oitava pole da carreira em MotoGP – e a segunda consecutiva -, mas com uma volta mais lenta do que a pole da semana passada.

Fabio Quartararo

«Hoje foi um dia muito bom para nós!» disse o francês. «A FP4 foi bastante positiva, com as 10 voltas consecutivas que fizemos num bom ritmo, e que é algo importante que precisávamos fazer. Na verdade fiquei surpreendido por conseguir a pole position! Pensei que aquela volta me colocava na primeira linha, que era o nosso objectivo para hoje, mas na verdade foi a volta da pole. As condições eram estranhas, porque a FP4 foi boa, mas na qualificação o vento aumentou. Claro que estou contente com mais uma pole, e sei que tenho um ritmo muito bom para amanhã».

Volta cancelada, mas satisfeito

Apesar da volta cancelada que lhe custou a pole no GP da Andaluzia, foi com sorrisos rasgados que Viñales terminou qualificação. «A minha melhor volta foi cancelada, mas estou feliz na mesma. O objectivo era rodar em 1’36 na qualificação, e uau! Senti-me tão bem em cima da moto e, honestamente, senti que toquei noverde na curva 7, mas não tinha a certeza se tinha sido com o pneu todo ou não, mas continua a ser uma sensação fantástica», explicou o espanhol da Monster Energy Yamaha. «Foi uma pena que na primeira volta com o meu segundo pneu tenha apanhado a queda do Pol Espargaró, e não consegui fazer essa volta».

Depois de ter sido quinto nos treinos livres, Francesco Bagnaia acabou por ser o terceiro mais rápido na qualificação, conseguindo pela primeira vez um lugar na primeira linha da grelha. «Sentia falta desta sensação. É a minha primeira vez na linha da frente de MotogP é algo belo para todos nós. Demos mais um passo em frente; sitno-me preparado para a corrida e foquei-me na última parte e acho que estamos preparados para gerir o desgaste dos pneus», disse Pecco.

Logo atrás ficaram Valentino Rossi e Miguel Oliveira, em quinto. Foi a primeira vez que o piloto português conseguiu avançar para a Q2 e depois alcançou a sua melhor qualificação até agora em MotoGP.

O dia ficou marcado pelo regresso de Marc Marquez à pista. O piloto espanhol surpreendeu toda a gente ao manifestar o desejo de correr neste GP depois de ter sido operado na terça-feira. O campeão do Mundo não rodou nas duas primeiras sessões, poupando-se para as sessões mais importantes. Rodou na FP3, na FP4 e ainda saiu na Q1, que foi quando decidiu que não estava em condições de correr no domingo.

Moto2, Moto3 e MotoE

Apesar de ainda lesionado e a recuperar do tornozelo, Marco Bezzecchi conseguiu a sua primeira pole position em Moto2, na frente de Sam Lowes e Enea Bastianini. O lider do campeonato, Tetsuta Nagashima caiu na FP3 e teve mesmo que passar pelo centro médico devido ao forte impacto da cabeça no asfalto. Sem lesões detectadas, o japonês regressou à pista para a qualificação, tendo terminado em 15.º.

Em Moto3 Andrea Migno foi o mais rápido dos treinos livres, mas qcaiu na qualificação. Seria Tatsuki Suzuki a alcançar a sua terceira pole position consecutiva, e terá a companhia de Ai Ogura e Gabriel Rodrigo na primeira linha da grelha. O líder do campeonato, Alberto Arenas, qualificou em sexto e sairá da segunda linha da grelha.

Todas as classificações aqui.